À conquista do melhor ciclo da época na Liga

FC Porto joga em Guimarães este sábado (20h30), para a 21.ª jornada da Liga NOS, e procura manter-se colado à liderança

 

O FC Porto necessita de uma vitória este sábado (20h30), no terreno do Vitória de Guimarães, para se manter a um ponto do líder Benfica na dura batalha pelo primeiro lugar da Liga NOS. Em caso de missão bem sucedida nesta 21.ª jornada, os Dragões conseguem também a quinta vitória consecutiva, o que representaria o melhor ciclo na prova, em 2016/17. O encontro com os conquistadores será antecipado no Porto Canal, a partir das 19h30, acompanhado no Facebook e seguido em tempo real no Twitter e na app oficial do FC Porto. Após o apito final, faz-se a análise da partida no Porto Canal e em www.fcporto.pt, com a crónica e as declarações do treinador e de outros intervenientes.

É impossível não reparar no ciclo positivo dos portistas, mesmo que a prestação fora de casa esteja alguns furos abaixo da registada no Dragão: para além dos quatro triunfos nas quatro últimas jornadas, são já 17 os jogos sem perder na Liga (trata-se de uma volta inteira), desde o único desaire, em Alvalade (2-1), à terceira ronda. O registo defensivo também é de salientar: 11 golos consentidos, sendo que apenas quatro deles foram registados nos nove jogos fora de portas (e dois foram na tal partida frente ao Sporting, em agosto). Entre as principais ligas europeias, apenas o Olympiacos, da Grécia, apresenta uma média de golos sofridos por jogo (0,47, respeitante a nove golos em 19 jornadas) inferior aos Dragões (0,55).

Curiosamente, o Vitória (quinto classificado, com 35 pontos) é mais forte fora (22 pontos arrecadados em 11 jogos) do que em casa (13, em nove jornadas). De qualquer forma, o recinto é tradicionalmente complicado para o FC Porto, que tem muito mais vitórias em Guimarães do que a equipa da casa (33 contra 16, em 71 partidas para a Liga), mas que ainda assim saiu da cidade berço, em 54 por cento das vezes, sem a totalidade dos pontos.

Na antevisão do encontro – que será apitado por Carlos Xistra -, Nuno Espírito Santo assumiu que o FC Porto está “num bom momento” e que a obrigação “é ganhar”, salientando ainda o forte apoio que se espera por parte dos adeptos. Aliás, se vai ao Estádio D. Afonso Henriques, leia estas recomendações e saiba que o local de concentração para os portistas é a Estação Ferroviária de Guimarães, às 18h00, seguindo-se o percurso até ao estádio. Se não pode ir ao Minho, fique a saber que o jogo passa em direto na Sport TV 1.

Fonte: FC Porto