A situação dos cedidos pelo FC Porto: Ricardo, Mikel e Rafa seguros

Há decisões que a alteração técnica não muda. Mas outros casos só mais tarde se definirão.

A saída de Nuno Espírito Santo não altera os planos traçados para Mikel, Rafa Soares e Ricardo Pereira, todos chamados à próxima pré-época pelo antigo treinador e, no caso do lateral que esteve no Nice, até com a certeza de que fará parte do plantel, salvo qualquer proposta irrecusável para a sua transferência. Mas há quatro jogadores cedidos na época finda que aguardam ansiosamente por definições mais concretas: Adrián López, Bueno, Hernâni e Marega. Nenhum integrava os planos de Nuno, mas tudo pode mudar em função das ideias de quem chegar.

No caso dos espanhóis, ambos investimentos do FC Porto mas com dificuldades de adaptação, será difícil que voltem. Especialmente Adrián, que já teve duas oportunidades falhadas e mantém, ainda assim, mercado em Espanha, pelo menos para ser acolhido por empréstimo sem custos para o FC Porto. Hernâni e Marega inspiram dúvidas ainda mais legítimas; a dupla despediu-se ontem do V. Guimarães, depois de uma temporada que lhe correu especialmente bem. Marega garantiu que não queria voltar a trabalhar com Nuno, Hernâni foi dispensado no final da última pré-temporada.

Além deste quarteto, o FC Porto teve outras dezenas a rodar em Portugal e no estrangeiro e a maioria já sabe com o que conta no futuro. Foi também por isso que O JOGO lhe preparou a lista que se encontra em baixo, para que não se perca em relação a quem ainda tem contrato com o FC Porto.

Emprestados em 2016/17

Regressam

. Ricardo Pereira, Rafa, Mikel

À espera do novo treinador

. Hernâni, Marega, Bueno, Adrián López

Para vender

 Andrés Fernández, Abdoulaye, Martins Indi, Diego Reyes, José Ángel, Josué, Quintero, Suk, Aboubakar

A emprestar novamente

. Victor García, Lichnovsky, Gleison, Ivo Rodrigues, Gonçalo Paciência, Luís Mata

Para colocar

. Bolat, David Bruno, Leandro Silva, Pité, André Mesquita

Terminaram contrato

.Ricardo Nunes, Tiago Rodrigues, Ghilas

Recupera de lesão

. Fabiano

Nota: Kelvin e Caballero já estão emprestados.