Alarcón ganha Volta, Veloso a etapa e Amaro Antunes completa “dobradinha”

Festa em Viseu e domínio total da W52-FC Porto-Mestre da Cor, que conquistou também a geral coletiva

Raúl Alarcón tornou-se na tarde desta terça-feira o primeiro ciclista estrangeiro a vencer uma Volta a Portugal com a camisola azul e branca, garantindo o triunfo com 1:23 de vantagem sobre o companheiro de equipa Amaro Antunes, segundo. No contrarrelógio final, de 20,1 quilómetros, em Viseu, o espanhol foi segundo, a 14 segundos do melhor tempo (26:00.72), do também portista Gustavo Veloso, mas o registo foi mais do que suficiente para assegurar o triunfo, já que Amaro Antunes foi mais lento (ficou a 1:06 do líder), obtendo o décimo lugar. A vitória azul e branca já era quase uma certeza, face à vantagem de 5:04 arrecadada na penúltima etapa, na segunda-feira, sobre Vicente Garcia De Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), terceiro e primeiro não-portista.

A dobradinha é uma das consequências do domínio quase total da W52-FC Porto-Mestre da Cor na 79.ª edição da prova, sendo outras a vitória na geral coletiva e os triunfos em seis das onze etapas. Amaro Antunes assegurou a camisola azul, da montanha, e há mais um Dragão nos dez primeiros, António Carvalho, sexto. Refira-se ainda que Alarcón, que juntou à amarela a camisola dos pontos, é líder desde a primeira etapa, pelo que os 14.ºs triunfos individuais e coletivos do FC Porto no historial da Volta a Portugal dificilmente poderiam ter mais brilho. O contrarrelógio desta tarde serviu de consagração e para os adversários fica apenas o último lugar do pódio (de Vicente García de Mateos, da Louletano-Hospital de Loulé, a 5:25 do vencedor) e a camisola da juventude (vencida pelo campeão da Letónia, Krists Neilands, da Israel Cycling Academy.

Alarcón – que fez uma grande etapa final, sendo apenas superado pelo especialista em contrarrelógio Gustavo Veloso – completa uma temporada de sonho, em que também venceu a Volta às Astúrias, superando o campeoníssimo colombiano Nairo Quintana, e o histórico Grande Prémio Jornal de Notícias, ficando a centímetros do primeiro lugar na Volta a Madrid.

Notícia em atualização.

Fonte FC Porto