Alterações às leis do jogo: o que muda no fora-de-jogo e nos penáltis… e não só

Documento do International Board já foi traduzido e divulgado pela Federação

O International Board (IFAB) aprovou uma série de alterações às leis do futebol de 11 que entram em vigor nesta temporada. A maior parte das mudanças são esclarecimentos ou uma nova redação das normas que estavam em vigor, mas há alterações para as quais os adeptos devem estar preparados.

O IFAB dá, por exemplo, às federações nacionais o poder de autorizar até cinco substuições por partida, desde que não seja em jogos “ao mais alto nível”. Isto é: exclui competições seniores, tanto masculinas como femininas. Além disso, terão também o poder para permitir a introdução de expulsões temporárias no futebol jovem, de veteranos, de deficientes e de base.

A partir de agora, um médico que seja expulso pode continuar no banco para tratar de jogadores lesionados caso não haja mais membros da equipa médica disponíveis.

Na interpretação de fora de jogo, fica agora claro que “um jogador pode ser penalizado se a bola ressaltar/for desviada por um elemento da equipa de arbitragem”. Além disso, é também determinado que nos casos em que um jogador em posição de fora de jogo sofra uma falta antes de cometer a infração de fora de jogo (o que acontece apenas quando joga a bola ou interfere na ação de adversários), a falta deve ser assinalada.

No fundo, vai ser clarificada uma situação que ocorreu no Mundial de Clubes, em que o árbitro (com base nas imagens de vídeo) marcou penálti por falta cometida sobre um futebolista que estava em posição de fora de jogo antes de a bola lá chegar.

Nos penáltis, deixa de haver cartão amarelo para um defesa que cometa falta que impeça “um ataque prometedor”, desde que tenha tentado jogar a bola.

Outras mudanças prevêm que, no pontapé de saída, o marcador possa estar no meio-campo contrário e equiparam os livres defensivos dentro da área aos pontapés de baliza: nenhum adversário que entre na área pode jogar ou disputar a bola até esta ter sido tocada por outro jogador.

Autor: Sérgio Krithinas

Back to Top
-