Boa exibição não evita nova derrota

FC Porto perdeu em casa do Antuérpia Giants (72-79), no jogo na quarta jornada da Taça da Europa da FIBA

 

Ainda não foi desta que o FC Porto somou a primeira vitória na edição 2016/17 da Taça da Europa da FIBA. Esta terça-feira, na Bélgica, na quarta jornada do Grupo D, apesar da boa exibição, perdeu frente ao Antuérpia Giants por 72-79, num jogo que foi equilibrado do início ao fim e que só foi decidido nos cinco minutos de prolongamento. Ferrán Ventura (na foto) foi o melhor marcador do lado dos portistas, com 17 pontos.

Longe de ter tido um início tão espetacular como o do jogo no Dragão Caixa, este ficou também marcado pelo equilíbrio. É certo que os líderes do campeonato belga, com vitórias nas sete jornadas disputadas, até começaram melhor, tirando partido de algumas dificuldades iniciais sentidas pelos portistas em travar as penetrações do adversário. A verdade é que o FC Porto corrigiu rapidamente o problema na defesa e à custa de um bom jogo interior foi capaz de andar lado a lado no marcador com a formação belga durante todo o encontro. E até poderia ter ido para o intervalo em vantagem caso tivesse apresentado uma maior eficácia no lançamento exterior.

A história da segunda parte não foi muito diferente, mas trouxe um FC Porto ainda melhor. Muito sólidos defensivamente, os Dragões continuaram a exibir-se em bom plano e contaram com um inspirado Ferrán Ventura para entrar no derradeiro período na liderança do marcador (49-48). Apesar da entrada em falso dos portistas nos últimos dez minutos, o que permitiu ao Antuérpia um parcial de 7-0, as trocas no marcador foram constantes e o jogo teve mesmo que ser decidido nos cinco minutos de prolongamento. E aí a qualidade individual dos belgas foi determinante para que a vitória ficasse em casa naquela que foi até ao momento a partida que os azuis e brancos mais perto estiveram de ganhar na Taça da Europa da FIBA.

A equipa orientada por Moncho López volta a apontar baterias para a Liga Portuguesa e no próximo sábado, às 21h00, no Dragão Caixa, defronta o Galitos na sexta jornada da fase regular. Quatro dias depois volta a Taça da Europa da FIBA recebendo os franceses do Nanterre, às 21h00. Os dois jogos têm transmissão em direto no Porto Canal.

FICHA DE JOGO

ANTUÉRPIA GIANTS-FC PORTO, 79-72
Taça da Europa da FIBA, Grupo D, 4.ª jornada
9 de novembro de 2016
Lotto Arena, em Antuérpia, BélgicaÁrbitros:Ademir Zurapovic (Bielorrússia), Mehmet Keseratar (Turquia) e Boris Krejic (Eslovénia)

ANTUÉRPIA GIANTS: Jason Clark (11), Gavin Ware (22), Ryan Anderson (9), Michael Smith (6) e Demitrius Conger (17)
Jogaram ainda: Leigh Enobakhare, Yoeri Schoepen, Dorian Marchant (8) e Marius Mwendanga (6)
Treinador: Roel Moors

FC PORTO: José Silva (7), Nick Washburn (12), André Bessa (4), Miguel Miranda (7) e João Gallina
Jogaram ainda:Miguel Queiroz (2), Pedro Oliveira, Jeff Xavier (10), Sasa Borovnjak (13) Pedro Bastos e Ferrán Ventura (17)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 34-30
Parciais: 19-17, 15-13, 14-19, 21-20, 10-3

FONTE/FC PORTO