Campeão ganha vantagem nas meias-finais dos Playoffs

FC Porto venceu o primeiro jogo da série ao Vitória de Guimarães (80-69) com Brad Tinsley e Nick Washburn em destaque

 

O FC Porto abriu as meias-finais dos Playoffs a vencer o Vitória de Guimarães por 80-69. No primeiro jogo da série, disputado na tarde deste sábado, no Dragão Caixa, o campeão nacional confirmou o favoritismo e construiu uma vitória tranquila (resistente até a um conjunto de disparates nos momentos finais), em que facilmente se distingue a influência dos norte-americanos Nick Washburn (16 pontos e 11 ressaltos) e Brad Tinsley (18 pontos, 9 assistências e 5 ressaltos).

É verdade que o Vitória esteve 13 segundos em vantagem (2-3), mas a abordagem determinada dos Dragões cavou rapidamente uma margem de segurança que atingiu os 17 pontos (31-14) nos primeiros instantes do segundo período, quando o desempenho defensivo portista obrigava o adversário a usar e a abusar do jogo exterior.

Os vimaranenses responderam com um parcial de 10-0, reentrando na discussão já com Pedro Pinto em jogo, mas, entre várias oscilações no marcador, o FC Porto não permitiu uma aproximação excessiva, gerindo inicialmente as diferenças e voltando a disparar na reta final do terceiro período para repor a vantagem de 17 pontos (59-42), antes de fechar o parcial a vencer por 21 (65-44).

O último período foi um mero exercício de gestão para o campeão nacional, que permitiu a Nick Washburn fazer um “duplo-duplo” e deixar Brad Tinsley muito perto de atingir uma marca idêntica. A redução da vantagem para 11 pontos, expressa num parcial de 15-25, justifica-se numa quebra de concentração e intensidade revelada nos minutos finais da partida, que não passaram sem o reparo de Moncho López na flash interview.

FC Porto e Vitória de Guimarães voltam a encontrar-se já neste domingo, às 20h30 e de novo no Dragão Caixa, para o segundo jogo das meias-finais dos Playoffs da Liga.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-V. GUIMARÃES, 80-69
Liga Portuguesa de Basquetebol, Playoffs, Meias-finais, Jogo 1
20 de maio de 2017
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Sérgio Silva, Paulo Marques e Pedro Rodrigues

FC PORTO: Brad Tinsley (18), Jeff Xavier (9), José Silva (13), Nick Washburn (16) e Miguel Queiroz (2)
Jogaram ainda: Ferrán Ventura (2), Miguel Miranda (8), Sasa Borovnjak (7), André Bessa, Pedro Bastos (3), João Grosso e João Gallina (2)
Treinador: Moncho López

V. GUIMARÃES: Miljan Rakic (11), Andrew Ferry (8), Victor Moses (6), João Balseiro (4) e Nebojsa Dukity (12)
Jogaram ainda: Rui Quintino (4), Hugo Sotta (6), João Guerreiro (6), Pedro Pinto (7) e Paulo Cunha (5)
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 39-31
Parciais: 23-14, 16-17, 26-13 e 15-25