Campeões fecham fase regular com vitória no Barreiro

FC Porto levou a melhor sobre o Galitos (83-61) no último jogo antes do arranque dos Playoffs

 

O FC Porto fechou com chave de ouro a fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol, ao vencer o Galitos (83-61), no Barreiro, naquele que foi o derradeiro jogo antes do início dos Playoffs. Os campeões nacionais foram os vencedores da fase regular e vão agora defrontar a Ovarense na primeira eliminatória da fase a eliminar. Todas as eliminatórias dos Playoffs serão disputadas à melhor de cinco jogos.

As deslocações ao Barreiro nunca são fáceis e esta também não o foi, até porque o Galitos, mesmo privado de Khyle Marshall, entrou de forma destemida e a criar grandes dificuldades aos Dragões nas duas tabelas. O maior acerto da equipa comandada por André Martins permitiu-lhe fechar o primeiro período na frente do marcador (15-12), mas o FC Porto não se deixou ficar para trás no caminho para o intervalo e encurtou ligeiramente a diferença antes do descanso (33-31). Por esta altura, Jeff Xavier (7 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências) e Nick Washburn (7 pontos e 3 ressaltos) eram os portistas mais esclarecidos.

O intervalo fez bem ao FC Porto e o coletivo liderado por Moncho López rapidamente assumiu a liderança do marcador após o reatamento, estabelecendo um parcial de 25-13 no terceiro período. Com dez pontos de vantagem à entrada para os derradeiros dez minutos (56-46), os campeões nacionais embalaram a todo o gás para um triunfo expressivo frente a um adversário tradicionalmente difícil (83-61), para o qual contribuíram decisivamente Nick Washburn (15 pontos e 11 ressaltos), Brad Tinsley (12 pontos e 7 assistências), Jeff Xavier (11 pontos) e Ferrán Ventura (10 pontos).

FICHA DE JOGO

GALITOS BARREIRO-FC PORTO, 61-83
Liga Portuguesa de Basquetebol, 2.ª fase, 10.ª jornada
29 de abril de 2017
Pavilhão Municipal Luís Carvalho, Barreiro

Árbitros: Carlos Santos, Rui Ribeiro e Bruno Maciel

GALITOS BARREIRO: Jarred Jackson (15), Jacques Conceição (10), Carlos Ferreirinho (7), Josimar Cardoso (13) e Stephen Grosey (5)
Jogaram ainda: Diogo Correia (3), Artur Castela (2), Tiago Valério, Miguel Minhava (6) e Rubinho Mendes
Treinador: André Martins

FC PORTO: Brad Tinsley (12), Jeff Xavier (11), José Silva (7), Nick Washburn (15) e Miguel Queiroz (3)
Jogaram ainda: Pedro Bastos, Sasa Borovnjak (8), André Bessa (3), João Gallina (3), Ferrán Ventura (10), João Grosso (7) e Miguel Miranda (4)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 33-31
Parciais: 15-12, 18-19, 13-25, 15-27

Fonte: FC Porto