Campeões fecham liderança da primeira fase

Vitória no pavilhão do Illiabum (81-67) garantiu manutenção do primeiro lugar com uma jornada por disputar

 

Já não há dúvidas, nem sequer matemáticas, de que o FC Porto vai terminar na liderança a primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, mesmo com uma jornada ainda por disputar. Depois do triunfo no pavilhão do Illiabum (81-67), este domingo, os campeões nacionais fecharam definitivamente a questão do primeiro lugar, independentemente do desfecho da receção ao Maia Basket, marcada para dia 25 de fevereiro (sábado), às 17h00 (Porto Canal), no Dragão Caixa, da 22.ª e última ronda desta fase. Os dois pontos de vantagem sobre Oliveirense e Benfica garantem que o FC Porto vai entrar na segunda fase na condição de líder.

O Illiabum foi um osso duro de roer nos dois duelos anteriores em 2016/17 e voltou a sê-lo neste reencontro, entrando com a “mão quente” e claramente com vontade de dificultar a tarefa portista em Ílhavo. Os Dragões foram afinando a pontaria com o desenrolar do jogo e reponderam à altura, terminando o primeiro período na frente do marcador (26-21). Os dez minutos seguintes também foram de ligeiro ascendente azul e branco e, por isso, não surpreendeu que o intervalo tivesse chegado com sete pontos de vantagem para o coletivo de Moncho López (42-35), que teve em Sasa Borovnjak (12 pontos) e Thomas Bropleh (9 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências) os elementos em maior destaque.

A vitória do FC Porto que o primeiro tempo pareceu querer anunciar ganhou contornos definitivos depois do descanso, muito por culpa do terceiro período verdadeiramente avassalador dos Dragões: parcial de 27-14 e vantagem de 20 pontos à entrada para os derradeiros dez minutos (69-49). Mesmo privados de Brad Tinsley, que na véspera se ressentiu de uma entorse no tornozelo direito, os portistas exibiram-se a um nível alto e tornaram fácil uma deslocação que se perspetivava complicada, arrancando um triunfo expressivo por 81-67, no qual se destacaram Sasa Borovnjak (17 pontos e 6 ressaltos), Thomas Bropleh (15 pontos, 7 ressaltos e 5 assistências), José Silva (15 pontos) e Nick Washburn (10 pontos e 6 ressaltos).

FICHA DE JOGO

ILLIABUM-FC PORTO, 67-81
Liga Portuguesa de Basquetebol, 21.ª jornada
19 de fevereiro de 2017
Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo

Árbitros: Pedro Coelho, Paulo Marques e Ivo Rosário

ILLIABUM: João Figueiredo (3), Augusto Sobrinho (15), Nikola Tadic (16), Rafael Wildner (10) e Christopher Johnson (8)
Jogaram ainda: Rashad Bishop (1), João Ribeiro (2), Carlos Cardoso, Sérgio Correia (8), José Miranda (4) e Marcos Valente
Treinador: Ricardo Vasconcelos

FC PORTO: Pedro Bastos (6), José Silva (15), Thomas Bropleh (15), Nick Washburn (10) e Miguel Miranda (2)
Jogaram ainda: Pedro Oliveira, Miguel Queiroz (2), Sasa Borovnjak (17), André Bessa (5), João Gallina, Ferrán Ventura (6) e João Grosso (3)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 35-42
Parciais: 21-26, 14-16, 14-27, 18-12

Fonte: FC Porto