Campeões reservam lugar na final

Triunfo sobre o Vitória (95-70), em Guimarães, fechou com chave de ouro as meias-finais dos Playoffs da LPB

 

O FC Porto está na final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol depois de bater esta sexta-feira o Vitória (95-70), em Guimarães, no terceiro jogo das meias-finais. Os Dragões somaram assim o triunfo que faltava para fechar a eliminatória (3-0) e carimbar o passaporte para a final da competição, aguardando agora pelo desfecho da outra meia-final, entre Benfica e Oliveirense, para saber qual será o adversário na luta pela revalidação do título conquistado em 2015/16.

Num pavilhão no qual já tinha somado duas derrotas em dois jogos esta temporada, o FC Porto desde cedo sentiu a forte oposição do Vitória de Guimarães, mas aproveitou a inspiração de José Silva (14 pontos) para terminar o primeiro período na frente (24-18). Pouco depois do início do segundo, a vantagem portista cresceu para a dúzia de pontos (33-21) e colocou os vimaranenses em sentido, mas a coesão defensiva e o jogo coletivo dos Dragões fez toda a diferença na primeira parte, que fechou com o FC Porto já a uma distância considerável (47-32). O endiabrado José Silva, por esta altura, já contabilizava 19 pontos.

Quase uma hora depois, devido a problemas relacionados com o marcador eletrónico, arrancou uma segunda parte igualmente dominada pelos campeões nacionais, que não se deixaram afetar pela longa paragem e aumentaram para 26 pontos a vantagem à entrada para o quarto e último período (75-49). Os derradeiros dez minutos foram quase uma mera formalidade, mas serviram para confirmar um triunfo inequívoco, com uma exibição de luxo do FC Porto (95-70), alicerçada nos importantes contributos de José Silva (26 pontos), Sasa Borovnjak (17 pontos), Brad Tinsley (13 pontos) e Nick Washburn (10 pontos).

FICHA DE JOGO

VIT. GUIMARÃES-FC PORTO, 70-95
Liga Portuguesa de Basquetebol, Playoffs, Meias-finais, Jogo 3
26 de maio de 2017
Pavilhão do Vitória SC, em Guimarães

Árbitros: Fernando Rocha, Paulo Marques e Pedro Maia

VIT. GUIMARÃES: Andrew Ferry (20), Pedro Pinto (14), Miljan Rakic (7), Victor Moses (6) e Nebojsa Dukity (7)
Suplentes: Rui Quintino (1), Hugo Sotta, João Guerreiro (2), João Balseiro (13) e Paulo Cunha
Treinador: Fernando Sá

FC PORTO: Brad Tinsley (13), Jeff Xavier (7), José Silva (26), Nick Washburn (10) e Miguel Queiroz (6)
Suplentes: Ferrán Ventura, Miguel Miranda (4), Sasa Borovnjak (17), André Bessa (6), Pedro Bastos (6), João Grosso e João Gallina
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 32-47
Parciais: 18-24, 14-23, 17-28, 21-20

 

Fonte: FC Porto