Daniel Sánchez é o novo n.º 1 do ranking mundial

Espanhol subiu ao primeiro lugar depois da etapa portuense da Taça do Mundo, ganha pelo sul-coreano Haeng-Jik Kim

 

O sul-coreano Haeng-Jik Kim, de apenas 25 anos, foi o vencedor da etapa portuguesa da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas, que terminou no domingo com três atletas asiáticos a ocupar três dos quatro primeiros lugares da prova disputada no Dragão Caixa, onde nove jogadores do top 10 mundial foram eliminados nos dias que precederam a final. No jogo decisivo, Haeng-Jik Kim superiorizou-se ao vietnamita Nguyen Quoc Nguyen, por 40-34 em 23 entradas.

Apesar de eliminado nos quartos de final, o espanhol Daniel Sánchez, que foi quinto classificado e também o melhor entre os bilharistas do FC Porto, ascendeu ao primeiro lugar do ranking mundial. Depois de disputada a quarta etapa da Taça do Mundo, Sánchez lidera a lista dos melhores do mundo, com 422 pontos, e é seguido pelo holandês Dick Jaspers, que soma 360 e também é atleta portista.

O sueco e portista Torbjörn Blomdahl surge na sexta posição (290), enquanto Rui Manuel Costa, afastado na última fase de qualificação da prova disputada no Dragão Caixa, se distingue como o melhor português, ocupando a 58.º posição do ranking. A etapa portuense da Taça do Mundo proporcionou ainda uma ascensão meteórica a João Ferreira, que passou a integrar o top 100. O 14.º lugar conseguido no Dragão Caixa permitiu ao bilharista, de apenas 23 anos, subir da 186.ª para a 94.ª posição da lista.

Fonte: FC Porto