Dezoito anos depois, Sporting vence FC Porto

Leões não ganhavam no Porto desde 2000

O Sporting venceu esta terça-feira o FC Porto, por 25-31, numa partida em atraso da 18.ª jornada do campeonato nacional. Com este resultado, os leões assumem a liderança, somando 57 pontos, à frente de FC Porto e Benfica, ambos com 55.

O emblema de Alvalade tem ainda um jogo em atraso, frente às águias, marcado para dia 14 deste mês, no João Rocha.

O triunfo do Sporting teve contornos históricos, uma vez que o clube já não ganhava no Porto desde 2000 (22-23 no Pavilhão Rosa Mota), altura em que o atual técnico Hugo Canela era jogador – não jogou pois não fora convocado.

Mesmo não detendo a melhor defesa do campeonato – essa pertence aos dragões -, a formação visitante surgiu muito sólida defensivamente, lançando-se rapidamente no contra-ataque para faturar.

Os dragões perderam muitas bolas, falharam em diversas oportunidades e esbarraram num Aljosa Cudic inspirado, tendo ainda como contrariedade a expulsão de Daymaro Salina ainda na primeira parte. Ao intervalo, o Sporting já vencia por 15-9.

Na segunda parte, os azuis e brancos ainda buscaram uma reação, por intermédio de Rui Silva, Miguel Martins, ganhando alento com as defesas de Sérgio Morgado. No entanto, os portistas nunca reduziram a diferença para menos de três golos e viram a série de 17 triunfos consecutivos no campeonato terminar.

Fonte: Ojogo