Dragões Diário 01/02/2017

Bom dia,

De casa
Depois de dois dias de folga, o FC Porto regressou ontem ao trabalho no Olival, iniciando assim a preparação para o clássico de sábado com o Sporting (20h30), no Estádio do Dragão, da 20.ª jornada do campeonato. Nuno Espírito Santo orientou duas sessões que não contaram com Rúben Neves (treino condicionado), o único nome a constar no boletim clínico. Chidozie treinou com o FC Porto B, enquanto Rui Pedro integrou os trabalhos da equipa principal. Hoje há novo treino, às 16h00, no sítio do costume.

No dia em que fechou o mercado de transferências em Portugal, o FC Porto cedeu Sérgio Oliveira ao Nantes, equipa que disputa a principal Liga francesa. O empréstimo do médio português, de 24 anos, é válido até ao final da presente temporada e não inclui opção de compra. O plantel do FC Porto B também sofreu alterações, registando cinco saídas e uma entrada. Saiba tudo aqui.

Já foram vendidos 43 mil bilhetes para o jogo grande da 20.ª jornada do campeonato. O clássico entre FC Porto e Sporting, que acontece numa altura em que os Dragões estão a um ponto do primeiro lugar, está naturalmente a gerar grande expectativa entre os adeptos portistas, pelo que não surpreenderá se o Estádio do Dragão tiver lotação esgotada no próximo sábado.

O FC Porto vai associar-se ao Dia Mundial do Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro. No sábado, os ecrãs do Estádio do Dragão irão passar mensagens alusivas à data, além de que todos os elementos ligados ao FC Porto usarão um pin relacionado com a mesma. No jogo de andebol entre FC Porto e ABC, que se realiza no mesmo dia, às 16h00, no Dragão Caixa, os jogadores portistas também se juntarão à causa, entrando em campo com t-shirts do Dia Mundial do Cancro. Entre aqui e saiba mais sobre o evento que nos une a todos em torno da luta contra o cancro.

A nossa equipa de ciclismo inicia hoje a época oficial, com os primeiros quilómetros de 2017 a serem percorridos na 68.ª edição da volta à Comunidade Valenciana, em Valência, Espanha. Da lista de oito ciclistas escolhidos pelo diretor desportivo Nuno Ribeiro, constam os nomes de Gustavo Veloso, Rui Vinhas e de Amaro Antunes, que fará a sua estreia em competição com as cores da W52-FC Porto-Mestre da Cor. Para conhecer o nome dos restantes portistas que vão a competição entre 1 e 5 de fevereiro, basta clicar aqui. A equipa vai ficar instalada na Soccer Inter-Action, em Enguera, Valência.

Arrancou no início desta semana a segunda fase do programa Cazatalentos da escola Dragon Force de Bogotá, capital da Colômbia. De um primeiro lote de mais de 1.000 futebolistas, 120 foram escolhidos para a segunda fase, sendo que desses apenas 22 seguirão para a terceira fase, que se inicia hoje. Após novo período de avaliação, os melhores deste grupo viajarão até Portugal, para cumprirem um período de experiência com a formação, naquela que será a quarta fase do teste.

Do Mundo
A Associação Portuguesa para Defesa do Consumidor recebeu quase meio milhão de queixas em 2016, diz-nos o balanço anual divulgado ontem pela entidade. Cerca de 460 mil portugueses recorreram à DECO ao longo do ano passado, 45.515 dos quais para mostrar a sua insatisfação relativamente às Telecomunicações, o setor que registou o maior número de reclamações, sobretudo devido às estratégias de fidelização de longo prazo das operadoras.

A taxa oficial de desemprego dos diplomados é de 8%, mas um relatório tornado público pelo Tribunal de Contas defende que esta cifra divulgada pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) apenas considera os inscritos nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional. No relatório, o Tribunal de Contas apresenta motivos para os números oficiais sobre a empregabilidade dos cursos do Ensino Superior não representarem a realidade dos diplomados desempregados.

Aconteceu
Há 28 anos, a 1 de fevereiro de 1989, o presidente Pinto da Costa e o vice-presidente Pôncio Monteiro representam o FC Porto na Grande Gala do Futebol Europeu, realizada em Monte Carlo, no Mónaco. Ao Dragão é atribuído o Trevo de Bronze, por ter sido considerado o terceiro melhor clube da Europa em 1988.

Para ouvir
O prémio Nobel Bob Dylan volta aos discos com a edição de um triplo álbum de clássicos americanos, que estará disponível a 31 de março. Para já, pode ouvir-se esta versão de Frank Sinatra.

Até amanhã,

Bruno Leite
Fonte: FC Porto