Dragões Diário 02/02/2017

Bom dia,

De casa
Todos os custos relacionados com a construção do Estádio do Dragão estão liquidados, o que torna o FC Porto no primeiro clube a fazê-lo entre os que construíram ou remodelaram o seu recinto no âmbito do Euro 2004. O custo total foi de 125 milhões de euros, dos quais 40 foram obtidos através de uma operação de financiamento, cuja última tranche foi agora liquidada. Saiba aqui mais pormenores e algumas curiosidades sobre a nossa bonita casa.

Depois da dose dupla na véspera, o FC Porto realizou ontem um treino no Olival, continuando assim a preparar o clássico de sábado com o Sporting (20h30), no Estádio do Dragão, referente à 20.ª jornada do campeonato. Na sessão vespertina orientada por Nuno Espírito Santo, apenas Rúben Neves (treino condicionado) não marcou presença. Hoje há novo treino, às 10h30, no Olival, seguido da conferência de imprensa do treinador dos Dragões, que fará a antevisão do encontro com os lisboetas, para o qual restam 2.000 bilhetes.

No dia seguinte ao fecho do mercado de transferências em Portugal, o FC Porto enviou para a UEFA a lista de jogadores inscritos para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, nomeadamente para o duplo duelo com a Juventus, nos oitavos de final, a 22 de fevereiro, no Estádio do Dragão, e a 14 de março, em Turim. Soares, Kelvin e o menino Diogo Dalot são as novidades na lista, da qual saíram Varela, Adrián López, Evandro e Sérgio Oliveira.

Este fim de semana não há Liga Portuguesa de Basquetebol, mas há uma Taça Hugo dos Santos que o FC Porto quer conquistar. A Final8 da prova vai realizar-se em Oliveira do Hospital e o Illiabum é o adversário dos Dragões nos quartos de final. Na antevisão da partida que se disputa na sexta-feira, às 21h00 (Porto Canal), Moncho López deixou clara a ambição portista em erguer o segundo troféu da época, depois da Supertaça. “Vamos convencidos do que queremos: ganhar”, afirmou o treinador dos campeões nacionais.

A nossa equipa de ciclismo acumulou ontem os primeiros quilómetros de competição oficial em 2017, na primeira etapa da Volta à Comunidade Valenciana, tendo terminado com o 20.º tempo no contrarrelógio por equipas que deu o tiro de partida para os cinco dias da prova espanhola. Para concluir os 37 quilómetros da etapa, a formação portista gastou mais 4 minutos e 27 segundos do que a equipa vencedora, a BMC. A competição prossegue hoje com a segunda etapa.

No dia 14 de fevereiro, não será só o amor pelo FC Porto que vai andar no ar no Estádio do Dragão. Na data em que se celebra o Dia dos Namorados, e quase como uma tradição, o FC Porto volta a proporcionar aos mais audazes um jantar pleno de romantismo, num camarote exclusivo de um dos mais apaixonantes estádios do Mundo. As inscrições terminam a 10 de fevereiro. Saiba tudo aqui.

Do Mundo
Oferecer a nacionalidade portuguesa a todos os nascidos em território português e aos netos de portugueses, mesmo que residam no estrangeiro, são as duas propostas de alteração da nacionalidade que o Parlamento vai discutir. As propostas, do Bloco de Esquerda e do PSD, partem de conceitos diferentes, por um lado conferir ao local de nascimento fator determinante para se ser português – todos os nascidos em território português são portugueses –, por outro, estender a nacionalidade por sangue – os descendentes de portugueses também são portugueses, independentemente do local onde nasçam. Para saber mais leia aqui.

A Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia chegaram (finalmente) a um acordo informal sobre a regulação dos preços grossistas do roaming no espaço europeu, inclusive os dos dados móveis. Assim, a partir de 15 de junho deste ano, os viajantes do Velho Continente vão pagar preços idênticos aos dos países de origem para falar ao telefone, enviar SMS ou navegar na Internet. Se por algum motivo exceder o plafond, não se preocupe, as taxas que lhe serão cobradas não serão superiores aos “preços máximos grossistas”, que pode ver aqui.

Aconteceu
Há apenas quatro anos, a 2 de fevereiro de 2013, Jackson Martínez assina um hat-trick no triunfo por 4-0 no terreno do Vitória de Guimarães, em jogo da 17ª jornada do campeonato. Neste mesmo encontro, Liedson estreia-se pelo FC Porto e Izmaylov alinha pela primeira vez como titular.

Para ouvir
O primeiro espetáculo de Morrissey este ano vai ser no México e a forma como foi anunciado não esqueceu o conflito com o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. À margem da paródia com as políticas Trumpianas, hoje sugerimos esta.

Até amanhã,
Bruno Leite