Dragões Diário 02/12/2016

Bom dia,

De casa
O plantel do FC Porto volta a treinar esta tarde, pelas 16h00, para preparar a receção de sábado (20h30) ao Sporting de Braga. Antes, às 14h15, Nuno Espírito Santo fala aos jornalistas, em conferência de imprensa com transmissão em direto no Porto Canal, sobre um encontro que tem a tradição de ser bem jogado e em que os Dragões vão procurar regressar às vitórias. Do treino de ontem fica a boa notícia da integração de Layún, ainda que de forma condicionada, e a chamada dos ‘bês’ Verdasca, Jorge Fernandes e Rui Pedro. Pode saber aqui quanto custam os bilhetes para a partida e onde os pode comprar.

Ontem não houve jogo no Dragão, mas foi uma tarde de enchente, com cerca de 5.000 adeptos a acorrerem à sessão de autógrafos de Iker Casillas e André Silva, na FC Porto Store. A fila começou a formar-se por volta das 7h30 da manhã e cresceu de tal forma que teve de ser encerrada (siga a ligação acima e espreite a galeria de fotos), por forma a evitar um congestionamento sem resolução possível. Os jogadores agradeceram o apoio: “Entendemos que o momento atual é difícil para todos. Necessitamos de voltar a ganhar e vamos fazer tudo para isso aconteça frente ao Sporting de Braga”, disse Casillas; “Não estava à espera de ver aqui tanta gente, mas é um sinal de que as pessoas gostam de mim e de que esperam que eu triunfe”, notou André Silva.

À noite, os Super Dragões comemoraram 30 anos, completados na quarta-feira, com um jantar no Dragão Caixa. Os capitães das principais equipas do clube, com destaque para o futebolista Héctor Herrera, marcaram presença, assim como Jorge Nuno Pinto da Costa. O presidente considerou que os Super Dragões são “uma das três realizações que mais o orgulham” nos seus mandatos e elogiou a dedicação da claque. “E aqueles que criticam, aqueles que na sombra, quando há qualquer desaire, põem as orelhas de fora, não são aqueles que me habituei a ver em Paços de Ferreira, em Penafiel, em Chaves, no Algarve, seja onde for, esteja o FC Porto à frente ou não esteja”, sublinhou.

Os Sub-19 podem garantir já à 15.ª jornada (de 22) o apuramento para a fase final do Campeonato Nacional, visto que têm 21 pontos de vantagem sobre os quartos classificados da zona Norte (a última posição a garantir o apuramento) e 14 sobre o Vitória de Guimarães, segundo, com menos um jogo disputado. Para tal será necessária a conjugação de outros resultados, mas o defesa Diogo Bessa garante que a equipa vai procurar vencer no terreno do Padroense (sábado, 15h00, com transmissão direta no Porto Canal) e esquecer as contas. “Não vamos entrar em campo a pensar nisso, somente em somar mais três pontos“, garante.

Os alemães do Göppingen, os dinamarqueses do Midtjylland e os espanhóis do Granollers são os adversários do FC Porto no grupo B da Taça EHF, ditou o sorteio realizado ontem em Viena. O Göppingen é o campeão em título (e já jogou no Dragão Caixa, há mais de sete anos, conseguindo um empate) e o Granollers foi terceiro classificado da prova em 2015/16, o que diz bem da dificuldade deste grupo, que será disputado entre fevereiro e o início de abril de 2017. Veja aqui o calendário.

Do Mundo
A tragédia do voo LaMia 2933, que vitimou grande parte da equipa brasileira do Chapecoense, deixou o mundo desportivo de luto e agora discutem-se as causas do acidente, com base em várias informações que já vieram a público. A reportagem da TV Globo que ‘O Jogo’ reproduz aqui explica em cerca de oito minutos o que pode ter acontecido, com grafismos que ajudam a decifrar o por vezes complicado mundo da aeronáutica. A falta de combustível terá mesmo sido decisiva na fatal cadeia de acontecimentos.

François Hollande anunciou ontem que não se recandidata à presidência de França – é a primeira vez que, na Quinta República, um presidente não concorre a um segundo mandato. A decisão abre caminho a uma candidatura do primeiro-ministro Manuel Valls e procura assegurar a unidade da esquerda francesa para a eleição, cuja primeira volta se realiza em abril. “Movo-me apenas pelo interesse superior do país. A experiências trouxe-me a humildade necessária à minha tarefa”, afirmou Hollande, cuja popularidade atingiu mínimos históricos.

A inauguração das iluminações natalícias na Baixa do Porto, que incluem uma gigante árvore na Praça do General Humberto Delgado, em frente aos Paços do Concelho, levou milhares de pessoas ao centro da cidade. Nem faltou o fogo de artifício, mas o trânsito tornou-se caótico. Pode ver aqui o vídeo e aqui as fotos do ‘Jornal de Notícias’.

Aconteceu
Há dez anos, o FC Porto cumpria o jogo número 1.500 na Liga portuguesa, defrontando o Boavista, na jornada 12. Os Dragões venceram por 2-0, com golos de Quaresma e Postiga, que pode rever aqui.

Para ouvir
Os Jungle, que ainda em setembro tocaram em Portugal, têm canções com um inigualável ‘groove’. Ouça-se, por exemplo, esta ‘Platoon’.

Até amanhã,

João Pedro Barros

FONTE/ FC PORTO