Dragões Diário 03/02/2017

Bom dia,

De casa
Hoje começamos com uma novidade. A revista Dragões passa a ter edição digital, em mais um passo de aproximação aos sócios e adeptos, em especial aos muitos milhares que vivem espalhados por todo o mundo. Basta fazer o registo para poder ler integralmente a revista no computador, no tablet ou no smartphone, com a vantagem dos conteúdos multimédia que complementam a versão impresa que continuará a existir. Para saber mais leia isto e para ler a revista clique aqui, acabou de sair, ainda está quentinha.

“Vamos dar tudo para ganhar”. Nuno Espírito Santo foi claro no momento de definir a forma como o FC Porto vai entrar em campo no clássico de amanhã com o Sporting (20h30), da 20.ª jornada do campeonato. Na conferência de imprensa de antevisão, o treinador perspetivou “um grande jogo, entre duas grandes equipas”, e voltou a puxar pela importância do Estádio do Dragão, onde a nossa equipa somou 28 pontos em 30 possíveis até ao momento. “Jogamos em nossa casa e a força dos adeptos, além da forma como empurram a equipa, é essencial para nós”. O jogo grande da 20.ª ronda será dirigido por Hugo Miguel.

Ontem foi mais um dia de preparação para o importante compromisso que se segue. Nuno Espírito Santo orientou uma sessão, que decorreu da parte da tarde, no Olival, na qual só não contou com Rúben Neves (treino condicionado), o único elemento do plantel condicionado antes da receção ao Sporting. A preparação para o clássico termina hoje, novamente no Olival, com um treino às 10h30.

Ricardo Moreira, o capitão da nossa equipa de andebol, deu voz à confiança portista antes do importante jogo com o ABC, marcado para amanhã, às 16h00 (Porto Canal), no Dragão Caixa: “Somos favoritos, estamos na frente e queremos vencer”, afirmou o ponta direita do FC Porto, na antevisão do encontro com o campeão em título, referente à 21.ª jornada da fase regular do Andebol 1. Os azuis e brancos lideram com 60 pontos, mais quatro do que o Sporting, e só sabem o que é ganhar em 2016/17: 28 jogos oficiais, 28 vitórias. Venha a 29.ª.

No hóquei em patins, este fim de semana as atenções estão viradas para a Liga Europeia. Na quinta e penúltima jornada do Grupo B, o FC Porto viaja até ao sul de França para defrontar o Mérignac e o guarda-redes Carles Grau pediu concentração total à equipa que, em caso de vitória, pode já garantir o apuramento para os quartos de final da competição. Além do triunfo portista, é necessário o Bassano perder no pavilhão do Barcelona, líder do grupo.

Amaro Antunes foi o melhor da W-52-FC Porto-Mestre da Cor na segunda etapa da Volta à Comunidade Valenciana, que ligou Alicante a Dénia (180,6 quilómetros). O único dos três reforços da equipa portista para 2017 presente na prova terminou a etapa com mais 12 segundos do que o vencedor, o alemão Tony Martin (Katusha). Hoje corre-se a terceira etapa, entre Canals e Riba Roja de Túria (163 quilómetros).

A equipa de Sub-19 já conhece o calendário da fase final do campeonato de juniores A. Os Dragõeszinhos estreiam-se em casa com o Belenenses, no dia 17. Consulte o calendário completo.

A equipa de bilhar do FC Porto manteve um registo perfeito após a vitória por 3-0 sobre o BC Porto, na quarta jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas. Os Dragões, campeões nacionais, levam 30 triunfos consecutivos nesta prova e continuam a engordar o recorde, sendo que a última derrota remonta a julho de 2015. Na próxima jornada, a quinta, os portistas deslocam-se ao salão do Famalicense.

Do Mundo
O eurodeputado Seb Dance, do Partido Trabalhista (Grã-Bretanha), ficou famoso mas está agora a contas com uma queixa dos compatriotas nacionalistas do UKIP porque enquanto Nigel Farage defendia a política de Donald Trump Dance exibia por trás um papel com uma seta a apontar para Farage e a dizer “Ele está a mentir-vos”. O eurodeputado trabalhista explicou depois que se “passou momentaneamente” e que não podia ficar impávido perante o discurso do líder dos nacionalistas ingleses. Veja aqui a foto e leia a história toda.

Nasceu um ligre, cruzamento entre um tigre fêmea e um leão macho, num zoo do sul da Rússia. Os ligres são animais só possíveis de obter em cativeiro, porque na natureza só coexistem na Índia e têm ciclos de cio desencontrados. Quando chegam à idade adulta são maiores do que os tigres ou os leões, mas não têm capacidade reprodutiva.

Aconteceu
Há nove anos, a 3 de fevereiro de 2008, um triplo de Gentry em cima da buzina permite ao FC Porto conquistar a Taça da Liga em basquetebol. A final disputou-se em Vagos, frente à Ovarense, e a vitória caiu para o lado da nossa equipa, por 67-64.

Para ouvir
Para amenizar o temporal hoje voltamos a Samuel Úria para ouvir este divinal Ei-lo.

Até amanhã,

Francisco J. Marques