Dragões Diário 03/04/2017

Bom dia,

De casa
Após um dia de folga, o plantel principal regressa hoje ao trabalho (18h00), no Olival, numa sessão à porta fechada que marca o arranque da preparação para a primeira de sete finais que há para disputar até ao final do campeonato. No próximo sábado (18h15) o nosso Estádio do Dragão vai ser o palco da primeira, relativa à 28.ª jornada da Liga, e o Belenenses é o adversário. O apoio de todos é fundamental nesta fase decisiva e por isso relembramos aqui as informações sobre os bilhetes para essa partida.

A equipa de Sub-17 fechou ontem a segunda fase do campeonato com um desaire caseiro frente ao Palmeiras (2-1). Num jogo apenas para cumprir calendário, uma vez que os azuis e brancos já tinham garantido matematicamente o primeiro lugar da Série Norte, o único golo portista foi apontado por Leandro Campos (minuto 77), numa altura em que os Dragões já perdiam por 2-0 e tinham menos um jogador.

Melhor sorte não tiveram os Sub-15, que foram a Anadia perder por 2-0 na jornada inaugural da fase de apuramento do campeão. Na próxima jornada, a segunda de dez da fase decisiva, a equipa de José Conceição disputa o primeiro clássico, que está agendado para domingo, no Olival. O adversário é o Sporting.

No ciclismo, a W52-FC Porto-Mestre da Cor concluiu um fim de semana em território espanhol com a participação na 57.ª edição da Vuelta Ciclista a la Rioja, em Logroño. Daniel Freitas foi o primeiro portista a terminar os 150 quilómetros da tirada e fê-lo na décima posição, a um minuto e nove segundos do britânico Rory Sutherland (Movistar), que venceu a prova.

O último dia dos Campeonatos Nacionais de natação, que entre quinta-feira e ontem decorreram em Coimbra, teve dois títulos para nadadores portistas. João Ribeiro Sousa bateu toda a concorrência no escalão de juvenis, na categoria 100 metros mariposa, enquanto a júnior Ana Rita Faria venceu nos 200 metros livres.

Do Mundo
Afinal o fim das tarifas de roaming pode não ser uma boa notícia, pelo menos para os portugueses. É a conclusão a que chega um estudo levado a cabo pela consultora Altran sobre o impacto que terá o fim do roaming na União Europeia, previsto para o dia 15 de junho. Isto porque, segundo este estudo, na prática poderão ser os países com menos rendimentos a suportar os custos das comunicações feitas por utilizadores provenientes de países mais ricos. E tudo por culpa do turismo. Confuso? Pode perceber aqui o porquê.

Aqui ao lado, em Espanha, uma avioneta foi forçada a aterrar de emergência numa autoestrada, na zona de Cardedeu, Barcelona. Felizmente o espaço foi suficiente para a aeronave se imobilizar sem problemas e não houve feridos. Pode ver aqui um vídeo, filmado por um automobilista, que mostra a avioneta “estacionada” junto a uma das saídas da via, numa imagem pouco vista pelas estradas.

Aconteceu
Neste dia, no ano de 1932, o FC Porto aplica aquela que é até à data a maior goleada de sempre em jogos do campeonato. Foram 18 golos sem resposta no jogo frente ao Ginásio do Lis, com destaque para os sete apontados por Waldemar Mota, os quatro de Pinga e os três de Acácio Mesquita, que entre eles somaram 14. O jogo decorreu no Campo do Bessa e era relativo ao Campeonato de Portugal.

Para ouvir
Os 20 anos de Jasmine Lucilla Elizabeth Jennifer van den Bogaerde, ou simplesmente Birdy, são suficientes para que a artista britânica colecione algumas boas canções. Esta interpretação ao vivo de Wings, do álbum Fire Within (2013), é apenas um bom exemplo disso.

Até amanhã,

Rui Cesário Sousa

Fonte: FC Porto