Dragões Diário 03/12/2016

Bom dia,

De casa
Nuno Espírito Santo voltou a desenhar. Retratou o momento do FC Porto num esboço e projetou o jogo desta noite em duas pinceladas, uma consequência da outra. A primeira: “O Sporting de Braga não é uma equipa rotundamente defensiva e a classificação demonstra-o”. A segunda: “Esperamos um jogo aberto, mas temos de ter mais cuidado e de ser mais fortes quando tivermos a bola”. O quadro só ficou completo com os adeptos em pano de fundo: “Queremos que o Dragão nos ajude e nos apoie. A equipa precisa disso”. A partir das 20h30.

Horas depois da conferência, ao final do treino, chegou a boa notícia: o mexicano Miguel Layún está recuperado e pode integrar os planos do treinador para atacar a 50.ª vitória em casa sobre o Sporting de Braga. Nuno Espírito Santo, que voltou a chamar aos trabalhos da equipa principal Rui Pedro, avançado de 18 anos do FC Porto B, também já pôde contar com o central francês Boly.

Se o FC Porto vencer o Sporting de Braga esta noite, o triunfo, que permitirá encurtar distâncias para o primeiro lugar, já tem dedicatória prometida aos microfones do Porto Canal. Jorge Nuno Pinto da Costa tem-na destinada aos adeptos portistas de Santa Maria da Feira, onde ontem garantiu que continuará a denunciar “causas” e “interesses obscuros” que se dedicam a difamá-lo, a ele e ao FC Porto. O presidente dos Dragões assegurou ainda que “não será através de campanhas de jornais que deixará o lugar que ocupa há mais de 34 anos. “Só estou aqui enquanto vocês quiserem”, acrescentou, dirigindo-se aos adeptos presentes no Centro Social Luso Venezolano e, através deles, a todos os sócios, apoiantes e seguidores.

É o primeiro clássico de José Ferreirinha Tavares, mas o treinador diz que, para ele, “é apenas mais um jogo”, mesmo respeitando “a rivalidade e a emotividade” geradas pelo encontro. O FC Porto B recebe amanhã o Benfica B, em Pedroso, e o técnico está especialmente focado no “modelo” que a sua equipa terá que desenvolver para proporcionar aos adeptos “uma boa exibição” e “um bom resultado”.

Domingo também é dia de clássico de hóquei em patins, mas em Alverca e com o Sporting como adversário. Guillem Cabestany impõe níveis de confiança máximos a pensar na vitória e a contar com “um bom espetáculo entre duas equipas que gostam de jogar ao ataque”. O defesa Telmo Pinto acrescenta que a equipa “gosta de jogos difíceis”.

Um pouco mais a sul, em Lisboa, e já hoje, às 18h30, a equipa de andebol do FC Porto apresenta-se no Pavilhão Acácio Rosa com um percurso imaculado e com o objetivo assumido de somar, frente ao Belenenses, a 20.ª vitória da época, a 14.ª no Andebol 1, a primeira da segunda volta. O cubano Victor Iturriza diz que a solução passa por uma exibição concentrada.

O melhor ataque (FC Porto) e melhor defesa (Oliveirense) da Liga Portuguesa de Basquetebol encontram-se amanhã no Dragão Caixa, onde ao final da partida os opositores deixarão de partilhar o segundo lugar. André Bessa tem consciência de que o adversário de circunstância “é uma das equipas mais fortes do campeonato” e reconhece que as duas vitórias mais recentes dos azuis e brancos transmitiram confiança à equipa. “Mas a base”, diz o base, “é o trabalho”.

Do Mundo
O projeto Via Navegável do Douro vai transformar o rio numa espécie de autoestrada aquosa que permitirá a circulação de embarcações turísticas e de mercadorias lado a lado e 24 horas por dia. Mas a boa notícia traz com ela outra menos agradável, porque o investimento de 75 milhões de euros, levado a cabo pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, implicará a aplicação do princípio do utilizador-pagador, estimando-se que as novas taxas acarretem um custo de 1,46 euros por passageiro, ao jeito de portagem. O facto está a irritar os operadores turísticos.

Cinco dias depois de se ter sagrado campeão do Mundo no circuito de Abu Dhabi, o alemão Niko Rosberg colocou um ponto final na carreira de piloto de Fórmula 1. Filho de Keke Rosberg, também ele campeão do Mundo, Niko, de 32 anos, anunciou a decisão ontem, no Facebook. Tomou-a na segunda-feira, mas confessou que a amadurecia desde que venceu em Suzuka, há quase dois meses. “Comecei a pensar em terminar a minha carreira caso fosse campeão”, revelou numa publicação de várias linhas. Dito (ou escrito) e feito. Quem não gostou da novidade foi Toto Wolff, patrão da Mercedes-Benz Motorsport, que, no entanto, reconheceu a “decisão corajosa” de Niko, definindo-o como “uma combinação especial de talento natural e espírito de luta”. Recupere aqui a história do Mundial de 2016 numa resumida e interessante luta a dois entre Niko Rosberg e Lewis Hamilton.

Aconteceu
Há 66 anos, a 3 de dezembro de 1950, o treinador Gencsi Deseo sentava-se pela primeira vez no banco do FC Porto e empatava com o Belenenses (3-3) no Campo das Salésias. Sob a orientação do técnico húngaro, que substituía o romeno Anton Vogel, os azuis e brancos reentraram pouco depois na discussão do título com uma sucessão de goleadas e vitórias sobre Benfica (em Lisboa) e Sporting (na Constituição). Só que ao oitavo jogo, e 29 golos depois, o FC Porto perdeu na Tapadinha com o Atlético. Gencsi causou boa impressão, mas com novo presidente chegou novo treinador.

Para ouvir
Se já não tinha dúvidas de que o coração é azul e branco, fique agora a saber que lábios e língua também são. Isso mesmo, até os mais carismáticos e inalteráveis. Se não acredita, confirme aos primeiros segundos do vídeo de “Ride ‘Em On Down”, extraído de Blue & Lonesome, o novo álbum dos Rolling Stones editado ontem e exclusivamente composto por temas blues. Se não aprecia o género, mas fizer a tradução à letra, vai perceber imediatamente que o clip apresenta tonalidades capazes de satisfazer os gostos mais exigentes. Kristen Stewart, atriz da série “Crepúsculo”, é a protagonista dos 3:17 minutos de vídeo em que o azul domina. Veja e ouça aqui.

Até amanhã,

Alberto Barbosa

FONTE/ FC PORTO