Dragões Diário 04/04/2017

Bom dia,

De casa
Com o primeiro lugar a apenas um ponto, adivinham-se sete duras jornadas até ao fim da Liga NOS, para as quais a equipa precisa de todo o apoio. E a onda azul não vai parar, porque já foram vendidos mais de 35.000 bilhetes para a receção de sábado (18h15) ao Belenenses, da 28.ª jornada. O jogo começou ontem a ser preparado, com uma sessão de treino em que participaram seis bês e um júnior. A boa notícia do dia foi o início do trabalho de ginásio do guarda-redes João Costa, que em fevereiro foi operado a um joelho.

O clássico da Luz provocou reações diversas, como é habitual nestas coisas do futebol, sempre muito emocionais. Unanimidade quase não existe, exceto em mais uma grande exibição de Casillas, que esteve ao nível que lhe é habitual. Mesmo assim houve quem lhe descobrisse defeitos, por ter mandado calar, por gestos, a claque do Benfica. Esse alguém foi José Manuel Delgado, antigo guarda-redes de valor mais do que duvidoso, mas ainda assim bem acima do que mostra como jornalista em “A Bola”, onde cumpre apenas o papel de caixa de ressonância do benfiquismo mais sectário. Se assim não fosse, Delgado teria, por exemplo, criticado Nelson Semedo, que ainda recentemente fez o mesmo gesto para os adeptos do Guimarães, num jogo da Taça da Liga. Também é por gente desta que é importante vencer os sete jogos que faltam.

O FC Porto B voltou à competição com uma importante vitória no terreno do Fafe, por 2-1, golos de Kayembe e Galeno, o que permite à equipa subir ao 13.º lugar, já com nove pontos acima da linha de água, mais ainda com apenas três sobre os lugares de playoff. O treinador António Folha elogiou o desempenho de todos: “Soubemos sofrer e tapar os caminhos para a nossa baliza e os jogadores estão de parabéns por isso. Sabíamos da importância deste jogo”.

Duas semanas depois da primeira jornada, o FC Porto volta a competir na fase final do Andebol 1, em Braga, no pavilhão do ABC. O jogo disputa-se amanhã, às 21h00, com transmissão em direto no Porto Canal, e Alfredo Quintana espera dificuldades, apesar da distância na tabela entre os rivais: “O ABC é uma boa equipa e é o campeão nacional. Mesmo que estejam a sete pontos de nós, isso não quer dizer que vamos ter um jogo fácil”. Os Dragões, que venceram todos as partidas em competições nacionais esta temporada, estão neste momento empatados no topo da tabela (42 pontos), com o Sporting, que tem mais uma jornada disputada.

Ainda no andebol, já estão à venda os bilhetes para o encontro da seguinte jornada, frente ao Sporting, no Dragão Caixa (sábado, 21h00). As entradas destinam-se em exclusivo a sócios, têm o custo de cinco euros e estão disponíveis nos locais habituais, que pode consultar aqui.

A equipa de hóquei em patins joga amanhã, às 21h00, no rinque da AD Oeiras, segunda classificada da zona sul da Segunda divisão, em encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal. Telmo Pinto salienta a importância de estudar bem o adversário e manter a “ambição no máximo” para evitar surpresas. No rescaldo da eliminação da Liga Europeia, no desempate por penáltis com o Reus, o defesa/médio sublinha que há que aproveitar a frustração para “conseguir novas vitórias”, visto que também o Campeonato Nacional está em aberto.

O último dia dos Campeonatos Nacionais de natação, que entre quinta-feira e ontem decorreram em Coimbra, teve dois títulos para nadadores portistas. João Ribeiro Sousa bateu toda a concorrência no escalão de juvenis, na categoria 100 metros mariposa, enquanto a júnior Ana Rita Faria venceu nos 200 metros livres.

Do Mundo
Uma explosão matou 11 pessoas e fez pelo menos 40 feridos, entre os quais uma criança, no metro de São Petersburgo, na Rússia. A explosão aconteceu entre as estações de Sennaya Ploschad e Tekhnologichesky Institut, na linha azul, com as autoridades russas a responsabilizarem um suicida de 23 anos, originário da Ásia Central. Um outro engenho explosivo não chegou a deflagrar, tendo sido desativado pelo polícia.

A longevidade das espécies parece estar mais relacionada com a temperatura corporal do que com qualquer outra coisa. Os investigadores continuam a procurar dados que possam ajudar a espécie humana e para já as baixas temperaturas parecem ser o caminho mais seguro a seguir. E as duas espécies conhecidas com vidas mais longas são disso exemplo, com os quatro séculos de vida do tubarão da Gronelândia e os 507 anos do molusco de Ming, o animal mais velho de que há registos. Para saber mais leia isto.

Aconteceu
Neste dia, há 33 anos, o FC Porto garantia a presença na final da Taça de Portugal em futebol de 1984, derrubando o Sporting nas Antas, com uma vitória por 2-1. Jordão abriu o marcador logo no primeiro minuto, mas Walsh e Jaime Pacheco deram a volta ao resultado e desfizeram a incerteza em jogo de tira-teimas, após empate a uma bola em Alvalade, uma semana antes. Veja aqui o resumo do encontro, disputado num Estádio das Antas pré-rebaixamento.

Para ouvir
Os roqueiros Stone Dead são de Alcobaça e lançaram no mês passado o disco de estreia, ‘Good Boys’, que promovem nas próximas semanas numa digressão europeia com os Killimanjaro. Desse álbum, ouvimos ‘Candy’.

Até amanhã,

Francisco J. Marques