Dragões Diário 04/11/2016

Bom dia,

De casa
Começou a operação Benfica. O plantel do FC Porto realizou o primeiro treino de preparação do clássico de depois de amanhã pouco mais de 12 horas depois de terminado o jogo da Champions com o Brugge. Nuno Espírito Santo teve todo o plantel à disposição, reforçado com a presença de sete jogadores do FC Porto B, a saber: Mouhamed Mbaye, Luís Mata, Sérgio Ribeiro, Musa Yahaya, Ruben Macedo, Francisco Ramos e Chikhaoui . Se quer estar no Dragão depois de amanhã apresse-se, porque só restam mil bilhetes para a lotação esgotar.

Boa notícia foi a renovação de Otávio, que ampliou o vínculo ao FC Porto até 2021, com a cláusula de rescisão a ser fixada nos 60 milhões de euros. Otávio é um dos jovens da nossa equipa que tem apresentado um excelente rendimento depois de passagens pelo FC Porto B e de um empréstimo ao Vitória de Guimarães. O atleta reagiu assim no twitter.

A vitória sobre o Brugge colocou o FC Porto num dos dois lugares de qualificação, dependendo apenas do que a equipa for capaz de fazer nos dois últimos jogos. A partida com o campeão belga deixou alguns dados curiosos, resumidos neste texto. E o lateral esquerdo Alex Telles foi eleito para o onze ideal da quarta jornada, o que é sempre de assinalar numa competição que reúne os melhores jogadores do mundo.

Após o clássico o campeonato volta a parar para os compromissos das seleções nacionais. Ontem soube-se que Danilo e André Silva vão estar ao serviço da seleção principal, enquanto Rúben Neves, Diogo Jota e Fernando Fonseca vão representar a seleção de Sub-21.

Os sócios do FC Porto aprovaram por maioria as contas do clube, individuais e consolidadas, numa Assembleia Geral razoavelmente concorrida. Os sócios presentes puderam expressar as opiniões que entenderam e questionar a direção, que respondeu a todas as perguntas, na que foi a primeira reunião magna dirigida por José Manuel de Matos Fernandes. A assembleia terminou com todos de pé a cantar o hino, numa manifestação de fervor clubístico.

A Liga Europeia de hóquei em patins começa amanhã, com a receção aos franceses do Mérignac. Começar a ganhar é a palavra de ordem de Guillem Cabestany: “É imprescindível começar a ganhar, porque este calendário que nos é teoricamente favorável pode deixar de o ser”. O jogo é às 18h00 e terá transmissão no Porto Canal.

Do Mundo
As mulheres portuguesas recebem menos 61 dias de salário do que os homens para efetuarem o mesmo trabalho. Esta é a conclusão da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, o que é o mesmo que dizer-se que as mulheres portuguesas trabalham gratuitamente os meses de novembro e dezembro, porque recebem menos 16,7& do que os homens por fazerem exatamente a mesma coisa. A disparidade salarial entre ambos os sexos tem decrescido, mas de forma tão lenta que só em 2086 se deverá atingir a paridade.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro estima que em Portugal haja 350 mil sobreviventes da doença. A taxa de incidência continua a crescer, muito devido ao envelhecimento da população, mas a taxa de cura também. Anualmente há cerca de 50 mil novos casos por ano, com uma taxa de mortalidade cinco anos após o diagnóstico nos 50%.

Aconteceu
Na constelação de estrelas que compunha o plantel do FC Porto passou um bocadinho despercebido, mas tratava-se de um jogador excecional, com um pé esquerdo de grande qualidade. Faz hoje 31 anos que chegou ao nosso clube o brasileiro Elói, um médio ofensivo com muita técnica e bom remate. Numa equipa com médios como André, Frasco, Sousa, Jaime Magalhães, Jaime Pacheco, Quim, Vermelhinho, Semedo ou Futre não era fácil arranjar um lugar, mas a verdade é que Elói esteve ano e meio mão serviço dos Dragões, tendo apontado 12 golos com a camisola azul e branca.

Para ouvir
Hoje à noite Rodrigo Leão e Scott Matthew tocam na Casa da Música, no Porto. Será a apresentação do disco da dupla, que tem canções com belos crescendos como esta Life is Long.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

FONTE/ FC PORTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *