Dragões Diário 04/12/2016

Bom dia,

De casa
Rui Pedro, 18 anos, só vestiu uma camisola desde que é futebolista, a nossa, lindíssima, azul e branca, e despiu-a ontem, por breves momentos, para festejar o golo que marcou na estreia no campeonato nacional e que valeu a vitória sobre o Braga. Não foi fácil quebrar a seca de golos, mas o prémio de tanto ataque chegou na compensação pelo tempo perdido pelos minhotos – e sobre isso podíamos escrever uma tese…

O FC Porto teve muitas, muitas oportunidades mas esteve à beira de sofrer mais um nulo, porque a bola parecia que não queria entrar. Marafona, guarda-redes do Braga, nos intervalos das longas perdas de tempo fez uma grande exibição, a que se juntaram meia dúzia de bolas que só não entraram porque a sorte do jogo saiu sempre ao vermelho. Só que, como disse no final Rui Pedro “uma pessoa quando sente o FC Porto no coração, é ate ao fim“. O avançado foi naturalmente o MVP do jogo e é mais um jovem da formação do FC Porto a mostrar muita qualidade, como se viu na finalização de classe que decidiu o jogo.

A nossa equipa encurtou a distância para a frente, mas tão ou mais importante voltou a mostrar união, solidariedade e vontade de alegrar os adeptos, que também acreditaram até ao fim e apoiaram do primeiro ao último minuto. A festa do golo teve de tudo, com Nuno Espírito Santos aos saltos, os jogadores abraçados e lágrimas de Luís Gonçalves, porque, como diz Rui Pedro, “uma pessoa quando sente o FC Porto no coração, é ate ao fim”. A única nota negativa do jogo foi a saída prematura de Otávio, que sofreu uma lesão na parede abdominal que será reavaliada no treino de hoje, quando começa a preparação para o jogo de quarta-feira com o Leicester.

Já mais a frio, Nuno Espírito Santo disse estar feliz “essencialmente pelos jogadores e principalmente pelo Dragão”, que pelo apoio “merecia esta vitória”, para depois acrescentar: “Importante é a conquista dos três pontos e com este momento potenciar o nosso crescimento e continuar a acreditar, porque não nos vamos render“.

O prometido é devido e Jorge Nuno Pinto da Costa dedicou a vitória aos portistas de Santa Maria da Feira, mas também aos que estiveram no Dragão: “Seja qual for o resultado, nunca podemos desanimar, temos que acreditar, saber motivar os outros e hoje a equipa mostrou um enorme querer e o próprio público, nomeadamente os Super Dragões e o Colectivo, foi fantástico até ao final”. O presidente falou sobre muito mais assuntos e o melhor é ler tudo aqui.

Um penalti convertido por Dinghao Yan mesmo em cima do apito final permitiu à equipa de Sub-19 vencer no terreno do Padroense por 2-1. Os Dragões adiantaram-se no marcador com um golo de Madi Queta, mas o Padroense viria a empatar já na segunda parte, numa altura em que a nossa equipa jogava reduzida a dez unidades, por expulsão do guarda-redes Diogo Costa.

Também no andebol a vitória só chegou no fim, com o FC Porto a bater o Belenenses, em Lisboa, por 24-23, na que foi a 14.ª vitória no campeonato e a 20.ª numa época que para já só conhece um resultado. Yoel Morales, com seis golos, foi o melhor marcador dos Dragões.

Hoje é dia de clássico dos pequeninos, com o FC Porto B a receber o Benfica B. No hóquei também há clássico, com a visita da nossa equipa à casa do Sporting. No basquetebol, a receção à Oliveirense também é um jogo com história na modalidade. Consulte a nossa agenda para saber tudo.

Do Mundo
A Itália vai hoje a votos para decidir em referendo se há ou não reforma da Constituição. O primeiro-ministro Matteo Renzi diz que se demite em caso de vitória do não e acena com uma Itália como país mais forte da Europa se conseguir convencer os concidadãos a retirarem poder ao Senado. O certo é que o referendo está a ser visto como uma avaliação ao primeiro-ministro e às políticas de centro-esquerda que tem implementado.

Os carros diesel são os mais populares em Portugal, mas têm os dias contados por causa da poluição que provocam. Paris, Madrid e a Cidade do México anunciaram já que a partir de 2025, dentro de pouco mais de oito anos, será proibido circular com veículos a gasóleo dentro destas três capitais. O anúncio da medida com esta antecedência pretende desincentivar a compra de automóveis diesel. A Alemanha pretende banir quer os carros a gasóleo, quer a gasolina, a partir de 2030.

Aconteceu
A 4 de dezembro de 1949 começava a construção do tão desejado Estádio das Antas. Já foi há 67 anos e o ato oficial teve a mão de Fernando Ulrich, ministro das Obras Públicas, que colocou a simbólica primeira pedra, perante cerca de dez mil adeptos, que há mais de 20 anos ansiavam pela construção de um estádio de acordo com a dimensão do clube.

Para ouvir
Os Car Seat Headrest são uma das bandas já anunciadas para a 25.ª edição do festival de Paredes de Coura, que será em agosto de 2017. Quem viu a banda de Will Toledo no Primavera Sound deste ano sabe que estamos na presença de qualquer coisa especial. A consumir de imediato antes que se estrague. Pode começar por esta.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

FONTE/ FC PORTO