Dragões Diário 05/02/2017

Bom dia,

De casa
É incontornável, Soares é fixe. O avançado teve uma estreia de sonho, com dois golos na vitória no clássico com o Sporting, resultado que deixa o FC Porto na frente do campeonato à condição e o rival de ontem a nove pontos de distância. Casillas também é fixe, com uma extraordinária defesa nos descontos a impedir o empate – o guarda-redes tem uma carreira cheia de “defesas impossíveis”, mas esta seguramente que merecerá ser recordada.

De resto, toda a equipa esteve muito bem num jogo em que a vantagem madrugadora obrigou a jogar menos com a bola, mas em que todos os 14 jogadores podem sentir a missão cumprida. Faltou arte, mas sobrou energia e vontade, ingredientes fundamentais para quem quer ser feliz, Faltam 14 jogos e estes três meses e meio vão ser muito exigentes, mas o FC Porto está na luta e com determinação para chegar à meta na frente.

Nuno Espírito Santo destacou a conquista dos três pontos, determinantes para o futuro imediato da equipa: “Sabíamos que tínhamos de ganhar, era fundamental. Conseguimos os três pontos, não foi um jogo brilhante, houve muitas faltas, mas conseguimos o objetivo principal“. O treinador fez ainda questão de agradecer o apoio dos adeptos: ” É o apoio do Dragão que nos mantém no jogo e faz os jogadores trabalhar como trabalharam”.

Soares acabou por ser a grande figura da noite, o que classificou como um “momento único“, ele que foi eleito pelos adeptos como MVP do jogo, enquanto Danilo considerou que valeu a pena “sofrer“. Maxi, por fim, destacou o “grande esforço” da equipa.

No basquetebol esta tarde há final entre FC Porto e Benfica na Taça Hugo dos Santos. Ontem, a nossa equipa assegurou a presença no jogo decisivo com uma vitória por 70-65 sobre a Oliveirense, num jogo que os Dragões controlaram, apesar de nunca terem disposto de uma vantagem decisiva. O jogo é às 15h00 e terá transmissão em direto na Bola TV.

A equipa de andebol prossegue a caminhada perfeita e ontem venceu o ABC, de Braga, por 32-30, na que foi a 29.ª vitória da temporada, em outros tantos jogos. Não foi fácil a vitória dos Dragões, que tiveram de recuperar de uma desvantagem de cinco golos logo nos minutos iniciais, mas acabaram a vencer com justiça, antes da visita a meio da semana a Lisboa, para defrontar o Sporting, segundo classificado.

Ricardo Costa elogiou o “jogo extraordinário” da equipa, perante um candidato ao título e já aponta para o confronto com o Sporting: “tenho a certeza de que, com três equipas a fazer um bom jogo, vamos a Lisboa para procurar o melhor resultado, sabendo que gostaríamos de ampliar a vantagem. Vamos descansar e quarta-feira vamos à luta”.

No hóquei em patins o FC Porto assegurou a presença nos quartos de final da Liga Europeia, depois de vencer, em França, o Mérignac por 6-2. Vítor Hugo, com dois golos, foi o melhor marcador dos Dragões, com os outros golos a ser apontados por Hélder Nunes, Gonçalo Alves, Telmo Pinto e Rafa.

Amaro Antunes foi terceiro na etapa rainha da Volta à Comunidade Valenciana, prova de estreia da nova época da equipa de ciclismo do FC Porto. Antunes é um dos reforços da equipa e para já está a deixar boas indicações, especialmente nas subidas e ontem só foi batido por Nairo Quintana e Merhawi Kudus.

A equipa de Sub-17 do FC Porto reforçou a liderança da segunda fase do campeonato nacional de juniores B, em futebol, com uma vitória por 2-1, em Coimbra, sobre a Académica. Dois golos de Rúben Moura garantiram a vitória dos Dragõezinhos, que agora têm dois pontos de vantagem sobre o Braga.

Do Mundo
Beber para esquecer é uma mentira, porque um estudo concluiu que o consumo de álcool faz afinal avivar a memória das coisas que queremos esquecer. E quanto mais bebemos mais propensos ficamos a recordar tudo o que não queremos. Estas conclusões podem também ser importantes para o tratamento de stresse pós traumático.

A venda de carros em Portugal cresceu no primeiro mês deste ano, o que é sempre um bom barómetro da situação económica. No total venderam-se 15.029 viaturas novas, mais 7,8% do que no período homólogo de 2016. Os construtores franceses dominam as vendas, com Peugeot e Renault a dividirem a liderança, com 1475 carros vendidos.

Aconteceu
A 5 de fevereiro de 1925, há 92 anos, o FC Porto vencia o Deportivo Espanhol por 5-0, num jogo inserido no lançamento do Estádio Municipal, no Carvalhido, com a presença do presidente da República, Teixeira Gomes. O estádio deveria acolher os clubes da cidade, mas acabou por nunca passar de projeto.

Para ouvir
Hoje voltamos à pop, com uma canção cheia de ritmo dos Artic Monkeys. Ouça aqui.

Até amanhã,

Francisco J. Marques
Fonte: FC Porto