Já viste este telemovel igual ao Galaxy S8, Octacore, Camara 16Mp da Sony, Touch ID...etc por APENAS 100€? Visita o nosso link e não pagas portes de envio nem taxas alfandegárias!

CLICA AQUI

Dragões Diário 06/02/2017

Bom dia,

De casa
O plantel principal de futebol está hoje de folga, regressando amanhã aos treinos, em dose dupla, às 10h30 e 16h00. Ontem, o dia foi essencialmente dedicado à recuperação dos jogadores, após a saborosa vitória frente ao Sporting. Rúben Neves é o único jogador a constar do boletim clínico, mas já evoluiu na sua recuperação, tendo trabalhado com os companheiros, ainda que de forma condicionada. O próximo jogo é em Guimarães, às 20h30 de sábado.

O FC Porto B empatou ontem de manhã no terreno do Olhanense (2-2), na 25.ª jornada da Ledman LigaPro. Areias deu a vantagem aos portistas, aos 13 minutos, mas tudo ruiu no espaço de dois minutos, com os algarvios a dar a volta ao marcador e os Dragões a ficar em inferioridade numérica, por expulsão (muito duvidosa) de Inácio. Porém, ainda faltava meia hora para o jogo terminar e Galeno – que já tinha feito a assistência para o primeiro golo – estabeleceu o 2-2 final aos 80 minutos.

António Folha admite que a sua equipa foi melhor “na primeira parte do que na segunda”, mas realçou “a grande atitude” dos azuis e brancos depois de ficarem reduzidos a dez homens. Com este resultado, o FC Porto B fica na 18.ª posição (com 29 pontos, os mesmos do 17.º, Famalicão, e do 16.º, Leixões), um lugar que obrigaria à disputa de um ‘play-off’ de despromoção.

Ainda no futebol, os Sub-15 venceram no campo do Leixões por 2-1, na oitava jornada da série Norte da segunda fase do Nacional de Juniores B. Os Dragõezinhos tiveram de dar a volta ao marcador, com golos de Bernardo Folha, ainda na primeira parte, e de Tiago Ribeiro, na segunda. Tratou-se da quinta vitória consecutiva, que permitiu reforçar a liderança da tabela, com 21 pontos, mais sete do que o novo segundo classificado, o Paços de Ferreira. Veja aqui os golos, especialmente o de Tiago Ribeiro, num grande pontapé de fora da área.

No basquetebol, o FC Porto perdeu a final da Taça Hugo dos Santos diante do Benfica, por 77-60. Os Dragões, que fizeram o terceiro jogo no espaço de três dias – ao contrário dos lisboetas, que puderam descansar na sexta-feira -, não tiveram uma tarde inspirada e encontraram um adversário muito eficaz no jogo exterior: 16 lançamentos convertidos em 33 tentados, contra três em 18 dos portistas. Thomas Bropleh foi ainda assim o melhor marcador da partida (18 pontos), naquela que foi apenas a quarta derrota dos campeões nacionais a nível interno nesta temporada.

Amaro Antunes foi o ciclista do W52-FC Porto-Mestre da Cor em maior destaque na Volta à Comunidade Valenciana, tendo terminado num excelente 20.º lugar. A qualidade do pelotão era muito alta (em prova estiveram 12 formações do ‘World Tour’ e sete do escalão Continental Profissional) e o algarvio, que foi terceiro na etapa rainha, no sábado, concluiu a prova a 4m17s do vencedor Nairo Quintana (Movistar). Ontem, o ‘sprinter’ Samuel Caldeira foi o melhor portista na chegada a Valência, ao terminar em 20.º, com o mesmo tempo do vencedor. Coletivamente, o FC Porto foi 13.º entre 25 formações.

Entre hoje e sábado, as escolas Dragon Force de andebol, natação, hóquei em patins, basquetebol e bilhar vão estar de portas abertas a todas as crianças entre os quatro e os 12 anos que queiram experimentar estas modalidades. Saiba mais aqui.

Do Mundo
Donald Trump lançou mais um ataque contra o juiz James Robart, que na sexta-feira determinou a suspensão do decreto que impedia a entrada nos Estados Unidos de cidadãos do Iémen, Irão, Iraque, Líbia, Síria, Somália e Sudão. Foi via Twitter que o presidente americano o apontou como responsável no caso de acontecer um atentado terrorista: “Se alguma coisa acontecer, culpem-no a ele e ao sistema judicial”.

Os gastos do Estado português com o subsídio de desemprego caíram 45 por cento desde 2013, momento em que se atingiu o pico deste índice (17,8 por cento). Isto corresponde a menos 1.200 milhões de euros que saem dos cofres públicos, o que o governo considera um sinal da retoma económica. Mas a mudança nas regras deste subsídio também contribuiu para a descida: a taxa de cobertura da prestação em 2016 foi de 46,5 por cento dos desempregados, enquanto que em 2009 chegava aos 69,1. Leia mais sobre o tema aqui.

Aconteceu
Neste dia, em 1955, Cesário Bonito era eleito presidente do FC Porto pela segunda vez, depois de já ter liderado o clube entre 1945 e 1948. Jorge Nuno Pinto da Costa descreveu-o como “o primeiro dirigente capaz de se levantar contra o despotismo do poder central sobre o resto do país, que se fazia sentir, à boa maneira fascista, em todos os sectores, com o futebol obviamente incluído”. Precisamente em 1955, seria irradiado pela Federação Portuguesa de Futebol, ao não calar a revolta pelo adiamento de um FC Porto-Sporting, com o estranho argumento de que Travassos, um dos ‘violinos’ de Alvalade, ficara retido em Madrid, devido ao nevoeiro, e não poderia participar no jogo. A pena foi depois revista e Cesário Bonito levou o FC Porto à primeira ‘dobradinha’ (1955/56), com Yustrich como treinador. De salientar ainda o seu papel na construção do Estádio das Antas: no primeiro período como presidente, foram executadas as escrituras de promessa e aquisição definitiva dos terrenos. No último mandato que cumpriu (1965-1967) contratou Pedroto para treinador e, em 1983, quatro anos antes de morrer, foi agraciado com o título de Presidente Honorário.

Para ouvir
Esta quarta-feira, em Braga, no GNRation, e na quinta-feira, em Lisboa, na Galeria Zé dos Bois, os Xiu Xiu musicam ‘Under the Blossoming Cherry Trees’, filme de culto de 1975, do realizador japonês Masahiro Shinoda. Para além disso, a banda experimental californiana está prestes a lançar um novo álbum, ‘FORGET’, a 24 deste mês. Hoje ouvimos ‘Wondering’, primeiro avanço do disco.

Até amanhã,

João Pedro Barros
Fonte: Ojogo