Dragões Diário 06/12/2016

Bom dia,

De casa
Amanhã voltam as emoções da Liga dos Campeões, com a receção ao Leicester. O FC Porto é dono do seu destino, precisando para assegurar um lugar nos oitavos de final de vencer o campeão inglês, ou então esperar que o Copenhaga não vença em Bruges. Otávio fez tratamento à lesão e não treinou, assim como Sérgio Oliveira, que padece de uma gastroenterite. Hoje o treino é no Dragão, meia hora depois de às 17h00 Nuno Espírito Santo e um jogador anteciparem em conferência de imprensa o jogo de amanhã (direto no Porto Canal).

Felix Zwayer vai ser o árbitro do jogo com o Leicester, na que será a estreia do juiz em jogos do FC Porto. O alemão tem 35 anos é internacional desde 2013, quando arbitrou no Campeonato da Europa de Sub-19, na Lituânia.

Amanhã também é dia de decisões para os Sub-19, que jogam com igual equipa do Leicester o apuramento para os oitavos. Na Youth League só o primeiro classificado tem apuramento direto, tendo o segundo que disputar mais uma eliminatória a um só jogo. Os Dragões caso vençam asseguram no mínimo a segunda posição, que será primeira se o Brugge não vencer o Copenhaga. O médio Rui Pires quer vencer os ingleses e ainda sonha com o apuramento direto: “O grande objetivo é sermos primeiros“.

Mais importante do que o futebol é a vida e foi por solidariedade com o jogador Edu, do Boavista, que Rúben Neves e João Costa, do plantel principal, e Rui Moreira, Sérgio Ribeiro, Verdasca e Ruben Macedo, da segunda equipa, estiveram ontem no Externato Santa Clara, que centraliza parte da ajuda ao jogador. O jovem Edu luta contra um cancro e os jogadores do FC Porto entregaram uma camisola autografada por Rúben Neves, que será rifada para ajudar à angariação de fundos para os tratamentos. Um rápido regresso ao futebol é o que desejamos a Edu.

Do Mundo
Foi de surpresa que o primeiro-ministro da Nova Zelândia anunciou a demissão, desencadeando de imediato o processo para a sua substituição, o que acontecerá a 12 de dezembro. John Key anunciou que vai deixar o governo e a presidência do Partido Nacional (centro direita) com uma frase lapidar: “Não tenho mais nada para dar”. Key chefiava o governo neozelandês desde 2008 com assinalável sucesso, designadamente na resposta a algumas catástrofes, como o terramoto de Christchurch, em 2011.

O Tribunal Arbitral do Desporto, em Lausanne, na Suíça, manteve a suspensão de seis anos a Joseph Blatter. O ex-presidente da FIFA recorreu do castigo imposto pela Comissão de Apelo da FIFA, mas viu o TAS anunciar que se mantém em vigor o castigo que começou a 16 de fevereiro deste ano e impede Blatter de assumir qualquer cargo ligado ao futebol até 2022.

Aconteceu
Há dez anos, a 6 de dezembro de 2006, o FC Porto recebe o Arsenal para a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e não vai além do nulo, apesar de duas bolas nos ferros da baliza inglesa. As duas equipas apuram-se e seguiram para os oitavos de final da competição.

Para ouvir
De vez em quando recebemos belas sugestões de leitores, como esta versão acústica de Bruce Springsteen. Ouça aqui.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

FONTE: FC PORTO