Dragões Diário 07/12/2016

Bom dia,

De casa
Hoje é o dia. Ou a noite, se quisermos ser rigorosos. Frente ao Leicester, no Dragão, o FC Porto tenta qualificar-se para a fase a eliminar da Liga dos Campeões pela 12.ª vez em 21 participações e, para o conseguir, precisa de vencer o campeão inglês, que concedeu apenas um golo na prova. Há outras fórmulas de apuramento, que até permitem aos azuis e brancos o luxo de não pontuar caso o Copenhaga não ganhe em Bruges, mas se quiser depender apenas de si – e de si também, se for ao estádio – nenhum outro resultado servirá ao FC Porto além da vitória.

Consciente do adversário que tem pela frente, Nuno Espírito Santo projeta o jogo sem desfazer dúvidas sobre a utilização de Rui Pedro e Brahimi, e com a intenção de ao final da noite poder “estar entre as 16 melhores equipas da Europa”. Otávio, o único lesionado, é que não entra nos planos do treinador.

Do outro lado, Claudio Ranieri, o técnico italiano do Leicester, está a contar com um grande espetáculo, expectativa que fundamenta também numa conversa tida com Ricardo Carvalho quando os dois representavam o Mónaco. “Ele sempre me disse que o FC Porto era fantástico, bem alicerçado e forte em casa”, revela.

Iker Casillas, que quer reconhecer no FC Porto “uma equipa de referência”, fala num “jogo muito importante para o clube, para a cidade e para os adeptos” e entende que não faz sentido entrar “como loucos” na partida, porque – acrescenta – “as ocasiões vão aparecer e os golos também”.

Luís Ferreira é o árbitro nomeado para dirigir o jogo do FC Porto em Santa Maria da Feira, frente ao Feirense, da 13.ª jornada da Liga NOS. O árbitro foi indicado ontem pela FPF e o desafio está marcado para as 16h00 de domingo, no Estádio Marcolino de Castro.

Lidar com a motivação dos adversários que sonham tornar-se os primeiros a derrotar o FC Porto é a tarefa da equipa de Ricardo Costa, que não faz outra coisa senão vencer. Os Dragões recebem amanhã a ADA Maia e o central Rui Silva, além de destacar os nomes e os pontos fortes do próximo opositor no Andebol 1, acrescenta a receita: “É mais um jogo em que temos de estar fortes na defesa e no contra-ataque, porque fazemos aí a grande diferença no marcador”.

Depois de ter fechado o jogo frente à Oliveirense com um duplo-duplo de 11 pontos e 13 ressaltos, o norte-americano Nick Washburn abre a abordagem à partida com o Illiabum reconhecendo os erros cometidos no domingo, que quase custaram a vitória. Foram muitos, admite, ao ponto de se mostrar mais focado na correção dos lapsos do que propriamente na análise ao adversário, observando também que Moncho López está “a construir uma equipa capaz de jogar o seu melhor nos momentos mais importantes” da época. Amanhã também não é feriado para o basquetebol.

Do Mundo
A torre deixou de estar inclinada. Os alunos portugueses de 15 anos superaram pela primeira vez as médias da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) a ciências, leitura e matemática desde que em 2000 participaram na primeira edição do PISA (Programme for International Student Assessment). Os progressos refletiram-se numa ascensão nas tabelas e levaram Hélder de Sousa, presidente do conselho diretivo do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa), a afirmar que “Portugal tem tido um percurso muito positivo” e que “ao longo das seis edições do estudo a tendência de evolução global dos resultados mostra uma subida gradual”.

Depois dos apelos de Estados Unidos, Comissão Europeia e outras entidades governamentais de vários países para que as redes sociais intensificassem a luta contra a propaganda jihadista online, Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube anunciaram uma parceria para detetar com maior rapidez conteúdo de carácter terrorista e reduzir a sua propagação. Embora a associação das quatro empresas reconheça a inexistência de um algoritmo “mágico” que permita identificar este tipo de publicações, o Twitter revela que já suspendeu, desde 2015, mais de 360.000 contas que promoviam o terrorismo.

A França tem um novo primeiro-ministro. Chama-se Bernard Cazeneuve, tem 53 anos, era até ontem ministro do Interior e chega à chefia do governo francês depois da demissão de Manuel Valls, candidato às eleições presidenciais. Já o Brasil deixou de ter presidente do Senado, ainda que provisoriamente. Renan Calheiros, próximo do presidente Michel Temer, foi constituído arguido por suspeita de peculato e está a ser alvo de outras 11 investigações no âmbito da Operação Lava Jato.

Aconteceu
Há 52 anos, a 7 de dezembro de 1964, o Pavilhão dos Desportos do Porto, hoje Pavilhão Rosa Mota, recebia a primeira edição dos Troféus Pinga, galardões precursores dos Dragões de Ouro e instituídos em 1963, ano do desaparecimento do genial Artur de Sousa “Pinga”. Hernâni, o “Furacão de Águeda”, que pendurava as botas, e o júnior Artur Jorge, que 23 anos depois conquistaria a Taça dos Campeões Europeus para o FC Porto na qualidade de treinador, foram dois dos 26 distinguidos na noite de estreia. Anos mais tarde, um e outro seriam Dragões de Ouro. A estatueta, cuja conceção é atribuída por várias publicações a Henrique Moreira, autor da estátua da “Menina Nua”, exposta a céu aberto na Avenida dos Aliados, pode ser admirada no Museu FC Porto.

Para ouvir
Os Red Hot Chili Pepers publicaram esta semana um novo vídeo, um desenho animado absolutamente surreal criado e realizado pela cantora e compositora inglesa Beth Jeans Houghton. No tema “Sick Love”, do novo álbum “The Gateway”, a banda californiana conta a história de uma mulher australiana que se muda para Los Angeles, onde se depara com um mundo estranho e excêntrico repleto de mensagens (umas mais subliminares do que outras), cuja interpretação pode arriscar já aqui, até porque ainda faltam mais de seis meses para que possa ver o grupo norte-americano ao vivo no festival Super Bock Super Rock, no Parque das Nações, em Lisboa.

Até amanhã,

Alberto Barbosa

Fonte: FC Porto

One Comment