Dragões Diário 08/11/2016

Bom dia,

De casa
O FC Porto regressa hoje aos treinos, com uma sessão marcada para esta manhã e em que não estarão os internacionais chamados para as respetivas seleções. Para trás fica, por um lado, o empate amargo de anteontem, mas por outro, a boa exibição. Aproveitar e potenciar o que a equipa fez de bom é a missão de todos, até porque como bem disse Nuno Espírito Santo, quando se consegue submeter um rival direto da forma que a nossa equipa fez há que ser persistente e as boas notícias acabarão por chegar.

Após esta paragem para as seleções segue-se um ciclo de oito jogos até à paragem para o Natal e Ano Novo. O próximo jogo é de sexta a oito, em Chaves, para a Taça de Portugal. Logo a seguir, na terça seguinte, viagem até à Dinamarca, para defrontar o Copenhaga, para a Liga dos Campeões. Ainda na Champions há que receber o Leicester, enquanto na Liga faltam cinco jogos até ao final do ano, a saber Belenenses, Braga, Feirense, Chaves e Marítimo. Ganhar, ganhar e ganhar tem de ser o desígnio da nossa equipa.

O FC Porto colocou ontem online este esclarecimento sobre a rescisão de contrato com Julen Lopetegui, encerrando desta forma o assunto.

A equipa de basquetebol joga hoje na Bélgica, com o Antuérpia Giants, para a Taça da Europa da FIBA. Para já a carreira da equipa está longe do objetivo, com três derrotas em três jogos, mas João Gallina ainda não dá a nossa equipa como eliminada: “Ainda acreditamos no apuramento, pois faltam três jogos e dois deles são em nossa casa. Enquanto for possível, vamos acreditar e lutar por isso”. O jogo é às 19h30 e terá transmissão em direto no Porto Canal.

O ciclismo foi para férias mas o Dragão de Ouro Rui Vinhas merece continuar a ter protagonismo, porque ganhou a Volta a Portugal para o FC Porto. Recorde este Passe de Letra para a revista Dragões, em que Vinhas confessa não querer que o filho seja ciclista.

Do Mundo
Em 2017 há cinco fins de semana grandes e cinco outros de possíveis pontes. O calendário do próximo ano é favorável ao gozo de dias feriado colados a fins de semana ou com apenas um dia de intervalo, o que pode permitir pequenos períodos de férias. Veja o calendário de feriados e pontes e se quiser comece já a planear umas escapadinhas para o ano que vem.

Agora que o frio chegou um estudo australiano adverte para o risco de dentro de menos de dez anos começarem a ser comuns vagas de calor extremo mesmo fora dos meses mais quentes. Esta será uma consequência se as emissões de gases de efeito de estufa continuarem a aumentar ao ritmo atual e surge numa altura em que decorre a Cimeira do Clima da ONU em Marraquexe, Marrocos, e que tem como objetivo a concretização do acordo de Paris, que estabelece um teto de dois graus de subida da temperatura média do planeta relativamente à era pré-industrial.

Aconteceu
Há 33 anos, a 8 de novembro de 1983, Fernando Gomes recebe em Paris a primeira das duas botas de ouro que conquistou na carreira. Este primeiro troféu reportava-se à época 1982/83, quando o goleador fez 36 golos num campeonato de 30 jornadas. Gomes viria dois anos depois a ficar com o par de botas de ouro, quando repetiu a proza, marcando 39 golos numa edição do campeonato de 1984/85.

Para ouvir
‘Monster’ é um álbum injustiçado na carreira dos entretanto extintos R.E.M., uma banda determinante da história do rock alternativo americano. Esta ‘Bang And Blame‘, por exemplo, é uma maravilha.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

FONTE/FC PORTO