Dragões Diário 09/02/2017

Bom dia,

De casa
A nossa equipa de andebol é extraordinária e ontem à noite chegou às 30 vitórias em 30 jogos na época, depois de vencer em Lisboa o Sporting por 27-26, ampliando para seis os pontos de vantagem sobre os de Alvalade, segundos classificados no campeonato. Se esta diferença se mantiver até ao final da primeira fase cairá depois para metade, para a disputa da fase final.

A vitória dos Dragões foi verdadeiramente épica, com a equipa a perder por 26-19 a pouco mais de dez minutos do final, iniciando depois uma recuperação espetacular, fechando o jogo com um parcial de 8-0 que valeu a vitória.

Ricardo Costa não poupou nos elogios ao desempenho da equipa e à capacidade de superação nos grandes momentos: “Esta equipa tem uma alma enorme, jogando bem ou mal, muito bem ou muito mal, há uma coisa que sempre nos caracteriza: não desistimos e vamos à luta com tudo“. E a noite acabou em festa, como pode comprovar aqui.

A equipa de futebol prosseguiu a preparação para o jogo de depois de amanhã, em Guimarães. Com o plantel todo à disposição, reforçado com a presença do lateral Inácio, da equipa B, Nuno Espírito Santo orientou uma sessão vespertina. Hoje é dia do treinador falar em conferência de imprensa, marcada para as 12h30 e que pode acompanhar em direto no Porto Canal.

O jogo em Guimarães já tem árbitro, tendo sido designado Carlos Xistra para dirigir a partida. Os assistentes vão ser Bruno Rodrigues e Jorge Cruz, enquanto o quarto árbitro vai ser Luís Máximo.

Os bilhetes para o jogo com o Tondela, da 22.ª jornada da Liga, já estão à venda. O jogo foi antecipado para sexta, porque na semana seguinte há Champions, com a Juventus, e os preços são bem convidativos, a começarem nos cinco euros. Saiba mais aqui.

Guillem Cabestany falou à revista Dragões sobre a equipa que orienta. O treinador de hóquei dá nota positiva à equipa, mas não excelente, porque “elogios a mais adormecem a motivação”. A revista Dragões está agora disponível a todos em versão digital, com conteúdos multimédia. Subscreva aqui, é gratuito.

Do Mundo
A Ordem dos Médicos pretende criar tempos mínimos para a duração de consultas. Através de colégios de cada especialidade o novo bastonário, Miguel Guimarães, quer determinar com “bom senso” quanto tempo deve durar cada consulta, que atualmente são muito rápidas no entender do bastonário. Humanizar a relação entre médicos e doentes é uma das bandeiras de Miguel Guimarães.

É uma medida mais de acordo com o “welfare state” dos países do norte da Europa mas vem da Turquia. O ministro turco do trabalho , Mehmet Muezzinoglu, anunciou a criação de um projeto piloto para pagamento de um salário aos avós com menos de 65 anos que cuidem dos netos. A medida destina-se a avós que cuidem de crianças até um ano de idade e pretende incentivar o emprego feminino.

Aconteceu
Neste 9 de fevereiro de 1934 morre Leite Faria, sócio n.º 3 do FC Porto e primeiro presidente da Associação de Futebol do Porto. O nosso clube foi decisivo na organização do futebol nacional, primeiro através da criação de estruturas locais que regulassem um desporto ainda incipiente no nosso país. Leite Faria desempenhou um papel fundamental para tornar o futebol da região organizado.

Para ouvir
É um dos grandes songwriters americanos. Mark Eitzel está de volta e ouvimos esta An Answer.

Até amanhã,

Francisco J. Marques
Fonte: FC Porto