Dragões Diário 09/04/2017

Bom dia,

De casa
Danilo, Soares e Brahimi, este de penálti, marcaram os três golos da vitória do FC Porto sobre o Belenenses, num jogo em que a nossa equipa custou um pouco a arrancar, mas teve, como de costume, uma enorme solidez defensiva, não permitindo uma única oportunidade ao adversário. Na segunda parte a equipa soltou-se e até podia ter conseguido uma vitória mais expressiva. O FC Porto é líder da classificação, à espera do que fizer hoje o Benfica em Moreira de Cónegos. Ficam a faltar seis jogos e o objetivo é conquistar o pleno dos 18 pontos.

Que diferença neste jogo para o anterior neste estádio. Desta vez não houve antijogo para lá do razoável, nem erros gritantes da equipa de arbitragem – apesar de dois lances na área belenense que pareceram merecedores de castigo máximo. A próxima final é em Braga, sábado à noite, jogo que começa a ser preparado daqui a pouco.

Nuno Espírito Santo ficou satisfeito com a vitória e o desempenho dos jogadores: “A equipa fez um bom jogo, controlado e dominado. Não permitimos praticamente nada ao Belenenses, que não teve nenhuma oportunidade flagrante para marcar. Tivemos muita produção, muita circulação, criámos oportunidades e fizemos três golos. A equipa esteve muito bem“.

Soares marcou o segundo golo e mantém a regra de que sempre que o brasileiro marca a equipa vence: “Estou muito feliz por ter voltado a marcar e mais feliz ainda pela grande vitória da equipa. É muito bom quando fazemos um golo e quando a equipa vence, mas mais importante é a vitória do grupo“. Maxi Pereira também se disse feliz com a exibição da equipa: “Estou muito contente com o esforço da equipa, pela forma como abordou o jogo, com muita seriedade e humildade. Vai ser uma luta até ao final e nós continuaremos a preparar-nos durante a semana para mais uma final“.

A noite terminou com mais uma vitória sensacional da equipa de andebol, que venceu o Sporting por 30-28, num jogo em que fez uma grande segunda parte, altura em que recuperou seis golos de desvantagem. Com oito golos, todos na segunda metade, Marko Matic foi a grande figura da recuperação. O FC  Porto deu a melhor resposta à derrota a meio da semana, em Braga, e volta a ter três pontos de vantagem na liderança, o que no andebol é mais do que uma vitória, porque a derrota vale um ponto e o empate dois. Quarta-feira volta a haver clássico no Caixa, desta vez na receção ao Benfica. “Levantámo-nos com toda a força do mundo“, disse no final o treinador Ricardo Costa.

O FC Porto despachou o Candelária com uma goleada por 9-2, num jogo que o treinador Guillem Cabestany considerou ter tido momentos de “grande hóquei”. A equipa açoriana resistiu até ao intervalo, a que chegou empatada a dois golos, mas na segunda parte não resistiu à velocidade dos nossos jogadores, que marcaram sete golos.

A equipa de Sub-19 voltou às vitórias, derrotando o Guimarães, anterior líder, por 2-0, golos de Michael Morais e Jorge Teixeira. Com esta vitória os Dragões somam nove pontos, menos sete do que o líder Sporting.

Hoje joga o FC Porto B, que recebe o Cova da Piedade (15h00, Estádio de Pedroso e Porto Canal), mas para saber tudo da atividade do nosso clube consulte a agenda.

Do Mundo
A crise económica dos últimos anos teve uma consequência positiva na alimentação dos portugueses, que passaram a consumir mais fruta e legumes e pela primeira vez o consume de carne de aves superou o de carne de suínos. A diminuição de rendimentos obrigou a cortes na alimentação que acabaram por contribuir para uma maior racionalidade, embora os portugueses ingiram o dobro das calorias que necessitam.

A Google é a marca que os portugueses consideram mais importante nas suas vidas, à frente do You Tube, que curiosamente pertence à Google, e da Olá, marca de gelados do gigante da alimentação Unilever. Se as marcas ligadas à Internet lideram, as de alimentação e bebidas são as mais numerosas, constando apenas uma marca de automóveis. Para saber mais leia aqui.

Aconteceu
Há 40 anos, a 9 de abril, o FC Porto de José Maria Pedroto recebe o Sporting emn jogo para os quartos de final da Taça de Portugal e vence por uns claros 3-0. Oliveira, Duda e Ailton fazem os golos da nossa equipa, que haveria de conquistar o troféu.

Para ouvir
As Chastity Belt são um quarteto feminino que vem de Seattle, nos Estados Unidos, e que tem uma clara associação ao feminismo e ao movimento Riot grrrl. Política à parte, escrevem belas canções como esta ‘Black Sail‘.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

Fonte: FC Porto