Dragões Diário 09/12/2016

Bom dia,

De casa
O FC Porto regressou ao trabalho, no Olival, no dia seguinte à goleada sobre o Leicester, iniciando assim a preparação para o jogo com o Feirense, da 13.ª jornada do campeonato (domingo, 16h00). Otávio continua em tratamento e não marcou presença na primeira sessão tendo em vista a deslocação a Santa Maria da Feira, tal como Chidozie, que treinou com a equipa B. Em sentido inverso, os “bês” Verdasca, Luís Mata, Rui Moreira, Sérgio Ribeiro e Rui Pedro trabalharam às ordens de Nuno Espírito Santo. Por falar em Feirense-FC Porto, os bilhetes destinados aos adeptos do nosso clube já estão à venda.

Em 21 participações na Liga dos Campeões, o FC Porto está pela 12.ª vez na fase a eliminar da competição. Os Dragões têm o dobro das presenças conseguidas pelos quatro clubes portugueses que também já participaram na Champions: Benfica (5), igualmente qualificado para os oitavos de final, Sporting (1), Boavista (0) e Sporting de Braga (0). O sorteio realiza-se na segunda-feira, às 11h00, em Nyon (Suíça). O lote de possíveis adversários, já se sabe, é de altíssima qualidade.

De clássico em clássico, o FC Porto B prepara-se agora para defrontar o Sporting B na 18.ª jornada da Ledman LigaPro. Na antevisão do encontro marcado para sábado, às 15h00, o treinador José Ferreirinha Tavares garantiu que os Dragões, em crescimento, vão ao terreno dos lisboetas para jogar bem e ganhar: “Estamos preparados para chegar a Alcochete e fazer uma grande exibição e obter um bom resultado”. Os portistas estão na 12.ª posição, enquanto os lisboetas seguem no oitavo lugar.

O FC Porto soma e segue no Campeonato Nacional do Andebol 1. Os Dragões receberam e venceram o ADA Maia, por 26-24, somando desta forma a 15.ª vitória em outras tantas jornadas, registo perfeito que permite à equipa comandada por Ricardo Costa seguir na liderança isolada da prova, com dois pontos de vantagem sobre o Sporting. No sábado há mais (18h00), diante da SIR 1.º de Maio, na Marinha Grande, para os 16 avos de final da Taça de Portugal.

Na Liga Portuguesa de Basquetebol, o FC Porto recebeu e superou o Illiabum, por 85-73, elevando para oito o número de vitórias nos dez jogos já disputados na prova. Nick Washburn (25 pontos e 10 ressaltos), Ferrán Ventura (14 pontos) e Sasa Borovnjak (11 pontos) estiveram em destaque na equipa de Moncho López, saudando-se ainda o regresso de Brad Tinsley à competição. Os campeões nacionais voltam a entrar em campo no sábado à noite (21h30, Porto Canal), frente ao Maia Basket.

O FC Porto é, a partir de agora, o primeiro clube português a aderir à plataforma digital Dugout​, uma rede social da qual fazem parte os maiores e mais importantes clubes e jogadores de futebol europeus e mundiais. Os Dragões abrem assim mais uma via de proximidade com os milhares de adeptos e simpatizantes espalhados por todo o mundo, juntando-se a clubes como o Arsenal, Chelsea (Inglaterra), PSG (França), Bayern Munique (Alemanha) ou Juventus e Milan (Itália).

Do Mundo
Para o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia portuguesa vai crescer 1,3% este ano, conservando esse ritmo de crescimento em 2017. Ora, este valor está acima dos 1,2% previstos pelo Governo para 2016, mas abaixo dos 1,5% previstos para 2017 pelo Orçamento do Estado. Estas previsões do FMI surgem depois da quinta missão de acompanhamento pós-programa de resgate a Portugal, que decorreu entre 29 de novembro e 7 de dezembro.

De acordo com os dados divulgados ontem pela Comissão Europeia, Portugal já recebeu 720 migrantes provenientes da Grécia e de Itália desde que o programa arrancou, em julho de 2015. Segundos os números avançados pela organização, A França é o país que mais pessoas recebeu (2.373), seguindo-se a Holanda (1.098), a Finlândia (901), Portugal (720) e a Alemanha (615). Até setembro de 2017, outros Estados-membros começarão a receber migrantes.

Aconteceu
9 de dezembro de 1998: Última jornada da Liga dos Campeões, apenas para cumprir calendário. Os jogadores do FC Porto não se esquecem que há um prestígio a defender e fazem-no de forma categórica, vencendo por 3-0. Zahovic (2) e Drulovic constroem o expressivo triunfo frente ao Ajax. Veja aqui os três golos dessa noite.

E assim a BBC lhes descobre a careca
A prestigiada e sempre séria BBC é uma referência no jornalismo e é isso que lhe dá autoridade para a crítica ao jornal “A Bola” e à primeira página da edição de ontem, exceção aos jornais vendidos na região do Porto. “You win 5-0 in the Champions League but are not even the main story on the next day’s front page”. Se quiser ler tudo vá a este Live Sports e desça até às 11h58 de ontem. O “Record” não lhe ficou atrás, com o plus de ter parado as notificações dos nossos golos ao terceiro. Tanta dor de cotovelo.

Para ouvir
Os portistas Mind Da Gap, formados na Invicta em 1993, colocaram um ponto final, ou de exclamação, numa carreira de mais de duas décadas. Aqui fica o nosso tributo a uma das bandas mais emblemáticas do hip-hop português, composta por Ace, Serial e Presto.

Até amanhã,

Bruno Leite

Fonte: FC Porto