Dragões Diário 10/02/2017

Bom dia,

De casa
Nuno Espírito Santo admite que o FC Porto está “num bom momento” e quer prová-lo em Guimarães, onde a equipa principal de futebol joga amanhã, às 20h30, para a 21.ª jornada da Liga NOS. O treinador admite que a obrigação dos portistas “é ganhar” no terreno do quinto classificado, mas não desavaloriza o adversário, que tem algumas baixas, nem olha para a luta pelo título como uma corrida a dois com o Benfica.

A equipa está na máxima força, com todos os jogadores a trabalhar sem limitações, o que é um “bendito problema”, uma expressão que Nuno Espírito Santo já usou várias vezes. Há ainda outro ponto a favor dos Dragões, referido na conferência de imprensa: o forte apoio que os jogadores devem sentir no Estádio D. Afonso Henriques. A propósito disso, o FC Porto deixa algumas recomendações aos adeptos que vão fazer a viagem até ao Minho: o local de concentração para os portistas é a Estação Ferroviária de Guimarães, às 18h00, seguindo-se o percurso até ao estádio.

A SAD do FC Porto anunciou ontem, ao final da tarde, que exerceu a opção de compra para a aquisição dos direitos desportivos de Óliver Torres ao Atlético de Madrid, por 20 milhões de euros. Após o final do contrato de empréstimo em vigor, a 31 de dezembro deste ano, será efetivado o contrato de trabalho para as épocas seguintes.

O FC Porto B também joga no sábado, mas às 15h00, recebendo o Freamunde, na 26.ª jornada da Ledman LigaPro. Na antevisão do encontro, António Folha reconheceu a situação difícil da equipa, que se encontra na 18.ª posição, um lugar que, a ser final, obrigaria à disputa de um ‘play-off’ de despromoção. Porém, garante que “os miúdos têm lutado muito para inverter esta situação” e “recuperar alguma da sorte” que tem faltado e avisa que os Dragões terão de “querer ganhar e lutar mais do que o adversário”.

Hoje é dia de basquetebol, com o FC Porto a receber o Vitória de Guimarães, às 20h30, um encontro que também pode acompnhar em direto no Porto Canal. Os campeões nacionais são líderes da Liga, mas os vimaranenses seguem a apenas dois pontos, na quarta posição. Para Ferrán Ventura, será por isso um jogo “complicado”, servindo de exemplo a partida da primeira volta, que os minhotos venceram por 74-71. “É uma das duas equipas que nos derrotaram esta época em Portugal”, lembrou o extremo espanhol.

A equipa de andebol inicia a sua participação na fase de grupos da Taça EHF amanhã, às 15h00 de Portugal Continental (o jogo passa em diferido no Porto Canal, às 17h00), no pavilhão dos dinamarqueses do Midtjylland. Após a espetacular recuperação no terreno do Sporting, os Dragões vão procurar prolongar o percurso 100 por cento vitorioso nos 30 jogos oficiais já disputados, o que seria um passo importante para avançar para os quartos de final. “Numa fase de grupos todos os pontos e golos são importantes e portanto, para já, só pensamos neste jogo. Temos o sonho de passar à fase seguinte e penso que não tem mal nenhum assumi-lo, até porque reforça a nossa confiança”, declarou António Areia.

Do Mundo
“Os portugueses dormem pouco, dormem mal e não fazem nada para o contrariar.” A frase é do presidente da Associação Portuguesa do Sono, Joaquim Moita, comentando um estudo realizado pela cadeia de lojas Conforama. Dois em cada três portugueses não dormem o suficiente, descansando menos de sete horas por dia, e 49 por cento dos 1.200 inquiridos dizem não dormir bem. Saiba aqui quais as consequências destes hábitos.

Quatro aplicações do Facebook estão entre as dez do sistema operativo Android que mais recursos consomem – muitas das vezes em ‘silêncio’, em segundo plano -, o que tem também reflexos no consumo de bateria e dados móveis. O estudo foi feito pela empresa de segurança informática checa Avast! e na lista estão ainda ‘apps’ tão populares como o Snapchat e o Spotify.

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Çavusoglu, reforçou ontem, em Madrid, que a entrada na União Europeia é um “objetivo estratégico” para o país. “Mas se não nos querem têm de nos dizer”, frisou, queixando-se de uma “dupla moral” europeia. Recorde-se que o pedido turco remonta a 1987 e que as negociações arrancaram em outubro de 2005. Porém, muito mudou nos últimos anos na Europa e na Turquia, onde o poder tem sido concentrado no presidente Erdoğan, especialmente a partir da tentativa de golpe de Estado de julho de 2016.

Vote Porto
Hoje é o último dia em que pode votar no Porto como melhor destino europeu de 2017, uma eleição disputada com cidades como Barcelona, Milão, Paris ou Madrid. O FC Porto associou-se a esta iniciativa e os futebolistas Herrera, Felipe e Rúben Neves são três dos embaixadores da candidatura portuense. Se acha que a Invicta é mesmo única, dê uma ajuda e vá a www.voteporto.com.

Aconteceu
A 10 de fevereiro de 1974, Teófilo Cubillas estreava-se em jogos oficiais com a camisola do FC Porto, em encontro da 19.ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da 1.ª Divisão. O resultado é que poderia ter sido melhor: 0-0 no terreno da CUF, que era então um osso duro de roer. Os Dragões até reduziram para um ponto a desvantagem face ao líder Sporting, que perdeu na mesma jornada em Belém, mas terminariam a prova no quarto lugar.

Para ouvir
O duo Rhye vai atuar a 6 de julho em Algés, no primeiro dia do festival Alive. Do seu único álbum até ao momento, ‘Woman’, retiramos esta ‘Open’. Belíssima canção e belíssima voz feminina, não é? Não, a voz é mesmo de um homem, o canadiano Mike Milosh, que tem como parceiro na banda o dinamarquês Robin Hannibal.

Até amanhã,

João Pedro Barros

Fonte: FC Porto