Dragões Diário 10/11/2016

Bom dia,

De casa
Nuno Espírito Santo vai estar hoje em direto no Porto Canal, no programa Grande Entrevista. Será às 22h00 que o treinador do FC Porto irá responder às questões de Júlio Magalhães, ocasião para fazer uma análise aos primeiros quatro meses e meio de trabalho.

Ontem foi dia de treino duplo, com uma sessão de manhã e outra à tarde. Sem os dez internacionais ao serviço das seleções o treinador contou com a participação dos “bês” Verdasca, Rui Moreira, Galeno, Sérgio Ribeiro, Musa Yahaya, Inácio, Rodrigo, Ruben Macedo e Chikhaoui.

Belenenses, Feirense e Moreirense vão ser os adversários do FC Porto na Taça da Liga, ditou o sorteio ontem realizado. Os Dragões recebem Belenenses e Feirense e terminam em Moreira de Cónegos. Para as meias-finais apura-se o vencedor do grupo. Os jogos ainda não têm calendário definido, mas aqui poderá saber os dias previstos para cada jornada.

O campeonato de andebol está parado, regressando depois de amanhã, com a receção ao Arsenal da Devesa. Esta é, por isso, uma boa oportunidade para conhecer melhor o croata Marko Matic, reforço da nossa equipa de andebol. Leia a entrevista à edição de outubro da revista Dragões.

Do Mundo
Mais de um milhão de portugueses já tomaram a vacina deste ano contra a gripe. Segundo os dados ontem revelados, os mais velhos têm aderido em bom número à vacinação, o que é uma boa notícia, pois são os que mais riscos correm de sofrer de complicações relacionadas com o vírus da gripe. O Serviço Nacional de Saúde assegura 1,2 milhões de doses gratuitas destinadas aos grupos de risco: idosos com 65 ou mais anos, pessoas institucionalizadas, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas, profissionais de saúde, doentes a aguardar transplante, sob quimioterapia, com trissomia 21, fibrose quística, doença neuromuscular ou com défice de alfa-1 antitripsina.

Contra quase todas as sondagens e o desejo de quase todo o mundo, Donald Trump venceu as eleições para a presidência dos Estados Unidos e vai suceder a Barack Obama a partir de janeiro. A vitória foi retumbante, mesmo em estados em que tradicionalmente os democratas têm vantagem. Trump fez um primeiro discurso moderado, afirmando-se presidente de todos os americanos e disponível a trabalhar com todos, mesmo os que não o elegeram. Para melhor perceber o resultado das eleições veja esta análise em quadros feita pelo New York Times.

Aconteceu
Fernando Daučík é oficialmente apresentado como treinador do FC Porto a 10 de novembro de 1959, há 57 anos, substituindo o italo-uruguaio Héctor Puricelli, sucessor do campeão Bella Guttmann e que trazia como credenciais um título italiano pelo Milan, mas que no Porto foi um fracasso absoluto, com três derrotas em casa nas primeiras sete jornadas. Daučík era um antigo central checoslovaco que como treinador era figura de proa do futebol espanhol, onde tinha ganho duas dobradinhas pelo Barcelona e outra pelo Atlético Bilbau – ao serviço dos bascos eliminou o FC Porto da primeira participação na Taça dos Campeões Europeus. No Porto o treinador oriundo de Bratislava, hoje capital da Eslováquia, fez uma grande recuperação, mas acabou dispensado antes da última jornada, quando a equipa já não tinha objetivos a alcançar, regressando a Espanha, para treinar o Bétis de Sevilha, para onde foi também o filho, avançado que não entusiasmava particularmente os adeptos, tendo marcado oito golos em 16 jogos.

Para ver
Hoje é dia de Dar Letra à Música, no auditório Fernando Sardoeira Pinto, no Museu do FC Porto, com a presença da portuense Capicua, para conversar, cantar e encantar. Para saber mais leia isto.

Para ouvir
Recordar American Music, dos Violente Femmes, é apropriado após a eleição de Donald Trump. Ouça aqui.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

FONTE/FC PORTO