Dragões Diário 10/12/2016

Bom dia,

De casa
Ainda sem Otávio, limitado a tratamento, o FC Porto prosseguiu a preparação para o jogo de amanhã à tarde em Santa Maria da Feira, com o Feirense. Chidozie treinou com a equipa B, enquanto Rui Pedro continua a trabalhar com a equipa principal. Hoje há mais uma sessão, às 10h30, seguindo-se a conferência de imprensa de Nuno Espírito Santo, marcada para as 12h30 e que pode acompanhar em direto no Porto Canal. E porque na quinta-feira o futebol volta ao Dragão, os bilhetes para a receção ao Marítimo já estão à venda.

Havia muito por onde escolher mas a UEFA optou pelo calcanhar de Brahimi e o belo golo do argelino ao Leicester é um dos cinco nomeados para o golo da sexta jornada da Liga dos Campeões. Se o quiser recordar e votar clique aqui.

Hoje é dia de jogo grande em hóquei em patins, com a receção à Oliveirense, uma das equipas só com vitórias no campeonato e que esta época se reforçou consideravelmente. Guillem Cabestany diz que o FC Porto tem de apresentar a melhor versão para poder vencer: “A teoria diz que há quatro grandes candidatos, a Oliveirense está entre eles e está a demonstrá-lo. Só jogando no máximo nível podemos vencer este jogo”. A partida joga-se às 18h00 e terá transmissão em direto no Porto Canal.

O preenchido dia do FC Porto terminará com a deslocação da equipa de basquetebol ao pavilhão do Maia Basket, às 21h30, direto no Porto Canal. Os Dragões são líderes da classificação mas para José Silva isso só se manterá se a equipa souber manter o foco e a intensidade durante os quatro períodos: “Temos de ser consistentes do início ao fim do jogo”.

Tarefa aparentemente mais fácil terá a equipa de andebol, que vai jogar à Marinha Grande, com o SIR 1.º de Maio, para os 16 avos de final da Taça de Portugal, a primeira eliminatória em que jogam as equipas da I Divisão. Patrick Lemos não quer facilitar apesar do adversário ser do terceiro escalão: “Vamos entrar como para qualquer outro jogo: para jogar bem, vencer e convencer todos os nossos adeptos”. O jogo é às 18h00, não terá transmissão televisiva, mas poderá ver em streaming neste link.

A equipa de Sub-19 volta ao campeonato depois de garantir o apuramento para os oitavos de final da Youth League. O adversário é o Gil Vicente, que visita o Olival, os Dragões já estão apurados para a fase final, onde vão defender o bicampeonato, mas o defesa Fábio Borges só pensa em vencer: “Vamos encarar os próximos jogos como encarámos todos até aqui, para ganhar”. O jogo é às 15h00 e terá transmissão no Porto Canal.

Amanhã de manhã os Sub-17 jogam no Olival, às 11h00 (direto no Porto Canal), com a Académica, para a segunda jornada da segunda fase: “Esta segunda fase, com equipas mais fortes, o registo vai ser ainda mais competitivo…mas estamos preparados para isso. Somos uma equipa unida e é isso que nos vai valer daqui para a frente”, explica o avançado Tiago Lopes.

Também amanhã os Sub-15 entram em campo, em busca da terceira vitória na segunda fase do campeonato. O adversário é o Vitória de Guimarães e Bernardo Folha quer manter a série de vitórias: “Esperamos um jogo difícil, mas queremos impor a nossa força a conquistar mais três pontos”. O jogo é às 11h00 no Estádio de Pedroso.

Do Mundo
O vírus da gripe já está a afetar milhares de portugueses, mas as autoridades de saúde afirmam que ainda não se trata de epidemia, mas apenas de casos esporádicos. Para já parece que o vírus predominante esta temporada será o H3N2, o que se costuma propagar mais facilmente e por isso provocar mais epidemias. A confirmar-se estes dados podemos esperar um inverno com muita gente com gripe, devendo todos os que sofrem de doenças crónicas vacinarem-se. A gripe é na maioria dos casos uma doença benigna, mas perigosa em alguns grupos específicos. Para já morreram quatro pessoas com a doença.

A presidente da Coreia do Sul  Park Geun-hye foi destituída pelo parlamento, devendo agora a decisão ser ratificada pelo Tribunal Constitucional para se tornar efetiva. Park Geun-hye é acusada pelo ministério público de tráfico de influência e corrupção. A moção de destituição foi aprovada com 234 votos a favor e apenas 56 contra, ficando o primeiro-ministro com os poderes da presidente até à decisão do Tribunal Constitucional.

Aconteceu
Ainda esta semana recordamos um jogo com o Arsenal e hoje voltamos a fazê-lo. Há oito anos, a 10 de dezembro de 2008, o FC Porto recebeu e bateu o Arsenal por 2-0, para sexta e última jornada da fase de grupos. Os golos foram marcador por Bruno Alves e Lisandro López e as duas equipas seguiram para os oitavos de final. Recorde aqui os dois belos golos do FC Porto e o festival de oportunidades perdidas.

Para ouvir
Estas sugestões musicais raramente seguem o mainstream, mas hoje até por ser surpreendente optamos pelo músico que mais discos vendeu este ano. Ouça aqui, é uma melodia que jamais deixará de ser tocada.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

Fonte: FC Porto