Dragões Diário 11/02/2017

Bom dia,

De casa
Hoje vamos a jogo. Em Guimarães, onde chegamos na máxima força, sem lesionados nem castigados, Nuno Espírito Santo pretende provar “o bom momento” da equipa, o que não dispensa a soma da quinta vitória consecutiva, sequência que o FC Porto nunca conseguiu na atual edição da Liga, ainda que esteja sem perder há 17 jornadas. Há outros números interessantes e dados curiosos sobre o encontro desta noite (20h30) para consultar aqui e que justificam bem a leitura mesmo quando tudo aquilo que importa se resume a um algarismo: o três, de três pontos.

No basquetebol, três pontos podem conseguir-se num só lançamento, mas não num lançamento qualquer; tem que ser exterior. No interior do Dragão Caixa, o FC Porto somou 92 pontos e derrotou, num capricho do calendário e numa demonstração de força, o Vitória de Guimarães. Coincidência. Não pela vitória, mas pelo nome do adversário. Brad Tinsley esteve fantástico, juntou 24 pontos a 8 assistências, Nick Washburn andou perto do duplo-duplo (19 pontos e 9 ressaltos), os Dragões mantiveram o primeiro lugar e Moncho López falou numa “excelente atitude”. Domingo há mais, frente à Ovarense.

Frente ao Óquei, mas em Barcelos, o FC Porto de Guillem Cabestany tem hoje um dos mais exigentes testes do calendário nacional. A pensar precisamente no encontro que marca o arranque da segunda volta, o avançado Jorge Silva previu um jogo “muito equilibrado” e alertou para os cuidados a ter num pavilhão tradicionalmente difícil. A bola começa a rolar às 16h30 e o jogo tem transmissão em direto na TVI24.

O sorteio dos oitavos de final da UEFA Youth League colocou os romenos do Viitorul Constança no caminho dos Sub-19 do FC Porto. A eliminatória será disputada num único encontro, marcado para 21 de fevereiro, às 18h00, no Estádio de Pedroso, obviamente com os portistas na qualidade de visitados. Em caso de vitória, os azuis e brancos jogarão os quartos de final no terreno do Barcelona ou em casa do Borussia Dortmund, a 7 ou 8 de março. Saiba mais aqui.

Porque lidera e goza de uma vantagem confortável, José Conceição, treinador dos Sub-15, desafia os seus jogadores a alinhar num exercício psicológico como forma de melhor preparar a receção ao Sporting de Braga. “Temos que fazer um esforço para nos esquecermos da diferença pontual e assim jogarmos o jogo pelo jogo”, sugere. Isto porque, observa o técnico, melhor do que estar à frente é “estar à frente no final”. Para seguir a partir das 11h00 de domingo, no Olival ou no Porto Canal.

Do Mundo
O Porto é de novo o melhor destino europeu. Depois de 2012 e 2014, a Invicta voltou a vencer a eleição e a conquistar o prémio atribuído através da votação on-line no site da “European Best Destination”, organização que se dedica à promoção do turismo na Europa. O Porto, que sairia vencedor mesmo contabilizando apenas os votos registados fora do território nacional, continua a ser a única cidade portuguesa a conquistar o galardão e a primeira a fazê-lo por mais de uma vez. O FC Porto associou-se à campanha com a participação de Rúben Neves, Felipe e Herrera, num contributo de peso que pode recordar neste “making of”.

Ainda que transparente, Paris também vai ter um muro. O projeto é da autoria do município francês, custará 20 milhões de euros e envolverá a base da Torre Eiffel em painéis de vidro à prova de bala com uma altura de 2,5 metros e o triplo objetivo de proteger os visitantes e os funcionários do mais icónico monumento parisiense, reduzir o risco de ataques terroristas e melhorar esteticamente o acesso ao local.

Aconteceu
Há 27 anos, a 11 de fevereiro de 1990, Madjer terminou o que Rui Águas começou. Nas Antas, onde o argelino e o português bisaram, o FC Porto venceu o Penafiel por 4-0. Jogava-se a 19.ª jornada da Liga portuguesa, que os Dragões venceram três meses depois. Artur Jorge era o treinador.

Para ouvir
Os portuenses GNR, do portista Rui Reininho, fecham hoje a digressão com a qual comemoram 35 anos de carreira. Este é um dos temas que se vai ouvir no Coliseu do Porto, mas só depois de Reininho saber o resultado do jogo de Guimarães.

Até amanhã,

Alberto Barbosa

Fonte: FC Porto