Dragões Diário 11/11/2016

Bom dia,

De casa
Uma mensagem de esperança e a firme convicção de que “a melhor versão do FC Porto ainda está por chegar”. Nuno Espírito Santo foi entrevistado por Júlio Magalhães no Porto Canal, fez o balanço dos primeiros meses da época, mostrou uma confiança absoluta no plantel e lembrou que para atingir o sucesso é preciso “pôr o FC Porto acima de tudo”. O melhor é ler este resumo do que disse o nosso treinador.

O FC Porto prossegue os treinos sem os dez internacionais cedidos às seleções e desta vez também sem João Costa e Chidozie, que estão ao serviço do FC Porto B. Hoje há mais um treino, às 10h00, no Olival.

O FC Porto B visita amanhã a segunda equipa do Leicester em jogo da segunda jornada da fase de grupos e que tem caráter decisivo para ambas as equipas. Com o Wolfsburg com duas vitórias quem não ganhar fica de fora do apuramento e Luís Castro assume que a equipa terá de arriscar, mas sem perder a identidade: “Aumentando o ritmo, é natural que a equipa não o aguente durante todos os 90 minutos, mas acredito que chegará ao final do jogo com sucesso que pretendemos ter. Sinto a equipa muito envolvida, empenhada e motivada para este jogo”. O jogo é às 19h00, em direto no Porto Canal.

O campeonato de andebol regressa amanhã, com a receção do FC Porto ao Arsenal da Devesa. O objetivo é somar a 11.ª vitória em 11 jornadas, percurso limpo e muito importante neste modelo de campeonato, em que todos os pontos contam. Gustavo Rodrigues tem noção disso mesmo e avisa: “Temos de ter cabeça para poder controlar bem o jogo e poder sair com uma vitória daqui”. O jogo é às 17h00 e terá transmissão em direto no Porto Canal.

Amanhã à noite a equipa de hóquei em patins joga na ilha do Pico, nos Açores, frente ao Candelária, um adversário sempre muito duro em casa. A nossa equipa vem de um surpreendente empate em casa com os franceses do Mèrignac: “Agora vamos pensar no campeonato, que é uma competição diferente, e em conseguir os três pontos na pista do Candelária, que é complicada”. O jogo é às 22h00 de Portugal continental.

Finalmente, também amanhã a equipa de basquetebol recebe o Galitos Barreiro, para a sexta jornada da Liga. Pedro Oliveira destaca a qualidade do adversário mas diz que a equipa tem “trabalhado bem e assimilado bem as ideias do treinador“. O jogo é às 21h00 e terá transmissão no Porto Canal.

Amaro Antunes, Tiago Ferreira e o espanhol Jacobo Ucha são três caras novas da equipa de ciclismo W52-FC Porto-Porto Canal. O diretor desportivo Nuno Ribeiro diz que a equipa em 2017 estará tão ou mais forte, tendo apenas perdido Rafael Reis. Ganhar a Volta a Portugal voltará a ser o primeiro objetivo.

Do Mundo
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, colocou no site de candidatura um contrato para os primeiros 100 dias de governo. Se há medidas consensuais, essencialmente de combate à corrupção, ou de limitação de mandatos, outras há que estão na linha da aguerrida campanha eleitoral, como a construção do muro na fronteira com o México, o fim do Obamacare, o plano universal de assistência médica, ou o fim das políticas de apoio ao combate às alterações climáticas.

Um estudos de três universidades, duas chinesas e uma britânica, concluiu que é possível descobrir três quartos das palavras-passe, bastando para isso usar como referência informações facilmente obtidas através da internet. O estudo pretende alertar para a necessidade de criar passwords mais complexas. As palavras-passe constituídas apenas por letras e algarismos foram detetadas em 73% das vezes, percentagem que baixou para 32% para as que tinham caracteres especiais.

Aconteceu
Foi no dia de S. Martinho de 1984, há 32 anos, que Aurora Cunha conquistou o título mundial dos 10 mil metros de estrada. A prova realizou-se em Madrid e a atleta do FC Porto venceu com competência e sagrou-se campeã do mundo pela primeira vez, ela que repetiria a façanha mais duas vezes.

Para ouvir
Hoje continuamos pela América e pela sua música e voltamos aos REM com uma canção com um título que expressa o que o nosso treinador transmitiu na entrevista ao Porto Canal. I Believe.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

FONTE/FC PORTO