Dragões Diário 12/12/2016

Bom dia,

De casa
O FC Porto reencontrou definitivamente o caminho da baliza e voltou a golear, desta vez em Santa Maria da Feira, o Feirense, por claros 4-0, com dois golos de André Silva, um de Brahimi e outro de Marcano. Os Dragões subiram à segunda posição e voltam a jogar já na quinta-feira, na receção ao Marítimo (20h30).

Para lás dos quatro golos na baliza adversária o FC Porto continua a manter a sua inviolável, o que já acontece há sete jogos consecutivos, o que quer sempre dizer alguma coisa.

Nuno Espírito Santo destacou o trabalho da equipa e o apoio dos adeptos: “Foi mais fácil porque tornámos o jogo mais fácil. Conseguimos controlar totalmente o jogo, isso é o mais importante, independentemente da inferioridade numérica. Soubemos como desbloquear o Feirense nessa circunstância e chegar ao golo”, para depois acrescentar: “Queria deixar uma palavra aos nossos adeptos, que hoje nos fizeram sentir como se estivéssemos no Dragão. O seu apoio foi constante e isso é muito importante para nós”.

Marcano gostou da exibição da equipa, reconhecendo que a expulsão no penálti que inaugurou o marcador simplificou a tarefa: “É com esta dinâmica que queremos seguir, pois penso que hoje fizemos um belíssimo jogo. Marcar cedo foi importante. Foi uma boa jogada, com um bom passe de Óliver e uma boa receção do André Silva: penalti e expulsão e tudo ficou mais fácil”.

A equipa regressa ao trabalho esta manhã, com um treino marcado para as 10h30 no Olival, à porta fechada, iniciando-se a preparação para o jogo de quinta-feira.

Vitória gorda também para os Sub-17, que golearam a Académica por 6-2, em jogo da segunda jornada da segunda fase do campeonato de juniores B. Miguel Magalhães (duas vezes), Afonso Sousa, Romário Baró, Gonçalo Borges e um autogolo de José Maria fizeram subir o marcador de uma equipa que venceu os jogos que disputou até ao momento na época.

Ao contrário, os Sub-15 deixaram-se surpreender em casa pelo Vitória de Guimarães, tendo saído derrotados por 0-2 em jogo da terceira jornada da segunda fase do campeonato nacional de juniores C. Apesar da derrota os Dragõezinhos dividem a liderança com Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães.

Francisca Cabral, Isabel Pêgo, Beatriz Silva e Ana Faria sagraram-se campeãs nacionais dos 4×100 metros livre em piscina curta, competição que decorreu durante o fim de semana no Funchal. O quarteto portista fez o tempo de 3m57.23s.

Do Mundo
O presidente italiano Sergio Matterella nomeou ontem Paolo Gentiloni como primeiro-ministro. Gentiloni, que sucede a Mateo Renzi, de quem era ministro dos Negócios Estrangeiros, aceitou o cargo com reservas, mas promete ser rápido a dar a conhecer os nomes do executivo que vai liderar, porque – diz – a Itália “necessita de um governo urgente”, até porque há “compromissos a respeitar, no plano interno, europeu e internacional”.

O maior túnel ferroviário do mundo entrou ontem em utilização regular, depois de ter sido inaugurado a 1 de junho, tendo estado em intensos testes de segurança desde então. Os 57,1 km de extensão do túnel que atravessa os Alpes encurtam as viagens entre diferentes regiões da Suíça e quebram a barreira entre o norte e o sul da Europa. A obra é uma maravilha da engenharia, chegando a atingir 2,3 km de profundidade, demorou 17 anos a ser concluída e os comboios levam apenas 17 minutos a atravessá-lo.

Aconteceu
Há 86 anos, a 12 de dezembro de 1930, Pinga defrontou o “FC Porto”. Foi num jogo entre a seleção do Porto e a seleção do Funchal, com oito portistas na seleção portuense (Siska, Avelino, Temudo, Álvaro Pereira, Carvalho, Faria, Waldemar Mota, Castro) contra o talentoso Pinga, que defendeu as cores da cidade onde nasceu. Venceu a seleção do Porto por 7-3.

Para ouvir
Hoje recuámos até 1993 para ouvir uma quase desconhecida grande canção. American Music Club são uma grande banda a que vale a pena voltar.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

Fonte: FC Porto