Dragões Diário 13/12/2016

Bom dia,

De casa
Jorge Nuno Pinto da Costa inaugurou ontem à noite o estúdio do Jornal de Notícias, que lançou o projeto JN Direto. O presidente do FC Porto fez o ponto da situação da atualidade do nosso clube, dizendo-se “satisfeito” com o treinador Nuno Espírito Santo, que dirige uma equipa que “joga bem” e que só não lidera o campeonato “por fatores externos ao futebol e ao que se passa dentro do campo”. O presidente revelou ainda ambição de construir um “centro de treino para jovens”, estando em conversações com a Câmara da Maia e recordou ter-se sentido “vigarizado” com a proposta de Joaquim Oliveira para renovar contrato de direitos televisivos. A saída de Antero Henrique e os negócios do filho Alexandre com o FC Porto também mereceram o comentário de Pinto da Costa. Leia aqui um resumo pormenorizado, ou veja aqui a entrevista na íntegra.

A Juventus é a adversária do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, ditou o sorteio de ontem. O jogo no Dragão é dia 22 de fevereiro e a segunda mão, em Turim, a 14 de março, num confronto que junta dois bicampeões europeus e que será um dos jogos grande desta fase da competição. A partida será também o reencontro com Alex Sandro, ex-jogador do FC Porto.

Nuno Espírito Santo reagiu ao sorteio com prudência, reconhecendo qualidade ao adversário, mas avisando que faltam dois meses para o primeiro jogo e que antes há muitos jogos para ganhar, a começar já por depois de amanhã: “A Juventus é uma grandíssima equipa, mas devo dizer algo importante: estamos a falar de 22 fevereiro, falta bastante tempo e há muitas coisas a que dar prioridade antes, a começar já por quinta-feira”.

E é o jogo de depois de amanhã, com o Marítimo, que concentra as atenções da equipa. A partida diz respeito à 15.ª jornada mas vai jogar-se antes da 14.ª, que será contra o Chaves, no Dragão, na próxima segunda-feira, com os bilhetes já à venda. Otávio continua a ser o único lesionado do plantel, tendo efetuado tratamento, numa sessão de treino que contou com a participação de Jorge Fernandes, Rodrigo, Luís Mata, Rui Moreira, Musa Yahaya, Galeno e Rui Pedro, todos da segunda equipa.

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Bruno Esteves para arbitrar o jogo entre FC Porto e Marítimo. Este será o primeiro jogo que o árbitro de Setúbal dirige esta época da nossa equipa.

Amanhã é a vez do FC Porto B jogar. Os “bês” vão a Inglaterra defrontar o Wolfsburgo para a Premier League International Cup e só a vitória interessa para garantir o apuramento. Os alemães venceram os dois jogos anteriores, têm seis pontos, enquanto o FC Porto B soma quatro, estando obrigado a vencer para seguir em frente: “É obrigatório ganhar pois só a vitória nos permite continuar em prova. Vamos ter pela frente uma equipa tipicamente alemã, com jogadores fortes física e tecnicamente. Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas estamos bem e só pensamos na vitória”, diz o treinador José Ferreirinha Tavares.

Também amanhã a equipa de andebol tem jogo, com uma deslocação à Luz, para defrontar o Benfica. A nossa equipa venceu todos 22 os jogos que leva disputados e Daymaro Salina assume a dificuldade da partida e diz que no final se verá: “Esperamos um jogo muito difícil, disputado desde o primeiro minuto até ao final. O favoritismo não existe, porque todas as equipas podem ser favoritas. Eles estão a preparar-se tanto como nós e no minuto 60 veremos quem leva os três pontos“. O jogo é às 21h30 e terá transmissão em direto no Porto Canal.

No bilhar as grandes decisões serão bem mais lá para a frente, mas o FC Porto começou com uma vitória pela margem máxima (4-0) sobre as promessas do Dragon Force a defesa do título nacional de bilhar as três tabelas, na primeira jornada da Zona Norte do campeonato nacional.

Do Mundo
Os vinhos portugueses continuam em alta nas principais classificações internacionais. A Wine Spectator, uma espécie de bíblia dos apreciadores de vinho, publicou a lista dos 100 melhores vinhos onde constam quatro portugueses, entre eles o mais barato de toda a lista. Trata-se do Cabriz, Colheita Selecionada, 2014, com preço inferior a dez euros, um vinho do Dão, região pouco popular mas capaz sempre de apresentar vinhos de grande qualidade. Os outros três vinhos portugueses são do Douro: Evel 2014 Tinto, Carm reserva 2012 e Quinta Vale D. Maria, 2013.

Lula da Silva, o ex-presidente do Brasil atualmente arguido em três processos, lidera as intenções de voto dos brasileiros para as eleições presidências de 2018, revela o jornal Folha de São Paulo. Lula da Silva conta com 25% das intenções de voto na primeira volta, mais dez pontos do que Marina Silva, uma ex-petista que atualmente lidera o partido rede Sustentabilidade. Marina é mesmo a favorita na segunda volta, liderando em todos os cenários.

Aconteceu
Há 17 anos, a 13 de dezembro de 1999, o FC Porto celebrava uma dúzia de anos sobre a conquista de Tóquio e Jardel fazia mais um hat-trick, o terceiro da temporada, numa vitória clara em Setúbal por 4-1. Rúbens Júnior, um jogador cuja carreira nunca atingiu a qualidade do pé esquerdo, também marcou.

Para ouvir
Mitski é uma japonesa convertida em nova-iorquina que faz canções quase sempre boas. O álbum de 2016 tem sido muito elogiado e esta Your Best American Girl vale bem a pena.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

One Comment