Dragões Diário 14/02/2017

Bom dia,

De casa
O plantel do FC Porto regressa daqui a pouco ao trabalho, pelas 10h30, no Olival, após a folga de ontem. Na mira está o jogo da Liga NOS frente ao Tondela, esta sexta-feira, às 20h30, no Estádio do Dragão. O único lesionado é João Costa, que foi ontem operado com sucesso a uma lesão meniscal no joelho esquerdo – o guarda-redes terá agora pela frente uma longa recuperação, mas o que mais importa é que regresse a 100 por cento à competição.

Depois do Tondela segue-se a Juventus, que visita o Estádio do Dragão daqui a oito dias, a 22 de fevereiro. Já estão vendidos 44 mil bilhetes, pelo que, se quiser marcar presença neste grande encontro da Liga dos Campeões, terá de se apressar. A lotação esgotada é um cenário altamente provável.

O FC Porto B tem sentido bastantes dificuldades esta época na competitiva Ledman LigaPro e, por isso, o desafio de amanhã no terreno do Penafiel (15h00) será importante para procurar somar pontos que permitam a fuga aos últimos lugares. António Folha acredita que “a sorte vai voltar” e transmite o “sentimento da equipa”: “Temos que continuar a trabalhar como temos feito até aqui, tentar ser superiores e concretizar as várias oportunidades que temos criado para podermos ganhar o jogo”.

O sorteio dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, a primeira eliminatória com as equipas da Primeira Divisão, ditou logo um clássico: o FC Porto recebe o Sporting, em encontro agendado para 18 de março (sábado, em hora a definir). Recorde-se que os Dragões são os atuais detentores do troféu, após a vitória na final frente ao Benfica, em junho passado.

Do Mundo
O Metro do Porto bateu em 2016 o recorde de passageiros, ao transportar mais de 58 milhões de clientes, um crescimento de 0,4 por cento face à procura registada em 2015. Mais importante do que esta comparação será o facto de se tratar do 13.º ano de crescimento em 14 de operação comercial.

Provavelmente estará a pensar em celebrar o Dia de São Valentim, mas fique a saber que se estivesse no Paquistão poderia ter alguns problemas. O Supremo Tribunal de Justiça da capital Islamabad deu provimento a uma petição que considera a festividade contrária aos preceitos do Islamismo e interditou-a em espaços públicos e instalações governamentais. Os órgãos de comunicação social também não podem dar cobertura a eventos relacionados com o Dia de São Valentim. Se tiver alguns minutos, leia este artigo (em inglês) e perceba como o assunto é polémico no país.

Aconteceu
Há um ano, o FC Porto conquistava a terceira Taça Hugo dos Santos, sétima se contarmos com a antecessora Taça da Liga. A vitória foi conseguida frente ao Benfica, por apenas um ponto (69-68), em Oliveira do Hospital – pode reler aqui a crónica do encontro. Este ano, os dois rivais voltaram a encontrar-se no jogo decisivo da competição, desta vez com resultado favorável aos lisboetas (77-60).

Última chamada para se pôr em forma
Esta é a última semana de inscrições no Football Fitness, um programa dirigido a sócios, adeptos e simpatizantes que tem como primeira missão proporcionar uma prática de exercício físico adequada, usando o futebol de recreação, sob a orientação de treinadores do FC Porto. Veja aqui como correu a sessão experimental, ainda vai a tempo de participar.

Para ouvir
Nadine Khouri é uma cantautora britânica de origem libanesa que vai estar em Portugal esta semana: na quinta-feira, às 22h00, no Maus Hábitos, no Porto, na noite seguinte no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha e no sábado no Auditório Municipal do Sabugal. Do novíssimo álbum ‘The Salted Air’ – produzido por John Parish, conhecido pelas suas parcerias com PJ Harvey -, trazemos-lhe esta ‘Broken Star’. Se gostar pode ouvir aqui o disco completo e se ficar conquistado pela voz quente de Khouri resta-lhe ir a um dos concertos.

Até amanhã,

João Pedro Barros

Fonte: FC Porto