Dragões Diário 14/12/2016

Bom dia,

De casa
Nuno Espírito Santo aborda esta tarde o FC Porto-Marítimo, jogo antecipado da 15.ª jornada da Liga, marcado para amanhã, às 20h30, no nosso Estádio do Dragão (Sport TV1). A conferência de imprensa está prevista para as 15h30, tem transmissão em direto no Porto Canal e antecede mais um treino, no Olival, com início uma hora e meia depois.

O nome de Otávio continua a ser o único a constar do boletim clínico azul e branco. O médio brasileiro voltou a não participar na sessão de trabalho de ontem, ao contrário do jovem avançado Rui Pedro, que se mantém integrado no plantel principal.

André Silva está no onze ideal da fase de grupos da Liga dos Campeões. O avançado do FC Porto apontou quatro golos e fez duas assistências no total das seis jornadas naquela que é a sua época de estreia na mais prestigiada competição de clubes a nível mundial.

Vasco Santos vai dirigir a receção ao Chaves, o último jogo antes das férias de Natal, agendado para a próxima segunda-feira, às 20h00, também no Dragão. É a primeira vez que apita um encontro da nossa equipa nesta temporada.

O sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal de andebol ditou um encontro entre vizinhos: a nossa equipa recebe o ADA Maia a 28 de janeiro. Nos dois jogos já disputados esta época entre as duas formações registaram-se duas vitórias portistas.

No sábado, às 15h00, há jogo grande no Dragão Caixa, com um clássico do hóquei em patins europeu: FC Porto-Barcelona, da terceira jornada do grupo B da Liga Europeia. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

Não se esqueça que hoje há futebol e andebol para ver no Porto Canal. Às 19h00, em Inglaterra, o FC Porto B defronta os alemães do Wolfsburgo na última jornada da Premier League International Cup. Às 21h30, a nossa equipa de andebol joga diante do Benfica, em Lisboa, em partida da 16.ª jornada do campeonato.

Do Mundo
Há “condições de habitação deploráveis” em Portugal, avisa a Organização das Nações Unidas. Os peritos da ONU estiveram em visita ao nosso país com a missão de verificar em que medida estão a ser respeitados os direitos humanos relativos à habitação, água e saneamento e alertaram para o impacto da crise económica e da política de austeridade nestes setores. Instaram ainda o Governo a criar legislação que obrigue as entidades locais a cumprirem direitos que devem assistir a todo o ser humano.

Espanha poderá vir a adotar o mesmo fuso horário de Portugal e do Reino Unido. A proposta apresentada pelo recém-formado Governo de Mariano Rajoy prevê também que a jornada de trabalho passe a terminar às 18h00 em vez das 19h00 atuais, de forma a encontrar-se um sistema “flexível, seguro e equilibrado” para se conseguir “melhores formas de adaptar o mercado de trabalho à quarta revolução industrial”.

Abstémio apanhado com álcool
O futebolista Yaya Touré vai estar um ano e meio sem poder conduzir e terá que pagar uma multa de cerca de 60 mil euros, porque foi apanhado a conduzir com um nível de álcool no sangue acima do legalmente permitido. O jogador costa-marfinense do Manchester City garante não bebe álcool por motivos religiosos, mas não explicou como é que o álcool entrou no sangue de forma a ser detetado num rotineiro controlo rodoviário.

Aconteceu
Neste dia, há 31 anos, era sábado de Taça de Portugal no Estádio das Antas. Na segunda eliminatória, o FC Porto recebe o Estrela de Portalegre, da segunda divisão, e festeja uma das vitórias mais expressivas de sempre na competição, com duas mãos cheias de golos. Um “hat-trick” de Paquito, um “bis” de Elói, um golo de Celso, um de Madjer e outro de Gomes constroem o resultado: 10-1. É o único jogo oficial de que há registo entre os Dragões e o clube alentejano que no início deste século extinguiu o futebol sénior.

Para ouvir
Os Trabalhadores do Comércio, a mais tripeira das bandas do Porto, vão estar esta noite no nosso Museu. É a última edição do ano do “Dar Letra à Música”, que certamente nos dará a possibilidade de ouvir esta música, uma das mais icónicas daqueles que dizem fazer “rock irónico para os tempos modernos”.

Até amanhã,

João Queiroz

Fonte: FC Porto