Dragões Diário 15/11/2016

Bom dia,

De casa
O FC Porto voltou aos treinos depois de um invulgar fim de semana de folga. Ainda sem os dez internacionais e também sem Chidozie, que jogou sábado pela equipa B, Nuno Espírito Santo orientou a primeira sessão de uma semana curta, pois o FC Porto joga já na sexta em Chaves, para a Taça de Portugal.

Novidade no treino foi a presença de João Pinto. A lenda do FC Porto iniciou novas funções no clube, como adjunto de Luís Gonçalves. As funções de João Pinto são de prestar apoio ao diretor-geral do futebol junto da equipa principal, pelo que o antigo camisola dois acompanhará a nossa equipa em full-time.

José Ferreirinha Tavares é o novo treinador do FC Porto B, sucedendo a Luís Castro, que assumiu o comando do Rio Ave. Tavares conhece bem a equipa, ele que já integrava a equipa técnica que passa a liderar e chega ao comando da segunda equipa do nosso clube depois de ter sido treinador principal e adjunto em vários escalões.

Luís Castro deixa o clube depois de dez anos ao serviço do FC Porto. Na hora da despedida deixou esta mensagens aos adeptos: “Foi uma honra e um grande privilégio ter trabalhado ao serviço do FC Porto durante uma década. Um forte abraço a toda a família portista. Votos de muitos sucessos desportivos”. Da nossa parte desejamos toda a sorte do mundo ao Dragão de Ouro Luís Castro, exceto quando nos defrontar.

Hoje à noite a equipa de andebol volta à ação. O calendário dita um Madeira SAD-FC Porto, mas o jogo realiza-se no Dragão Caixa, porque os clubes acordaram a inversão das jornadas. É a 12.ª ronda e os Dragões procuram a 12.ª vitória, o que o ponta António Areia justifica com um simples: “Queremos sempre vencer o jogo seguinte”. Assim seja. A partida começa às 21h00 e terá transmissão no Porto Canal.

Amanhã é a vez de o basquetebol jogar, com a receção ao Nanterre para a Taça da Europa da FIBA. Os Dragões perderam os quatro jogos que já disputaram mas o poste Miguel Queiroz diz que a equipa vai continuar a lutar: “Estamos num clube em que desistir não é opção. Enquanto for possível, vamos continuar a lutar. Encaramos todos os jogos com vontade de vencer e este não será diferente”. O jogo é às 21h00 e também terá transmissão em direto no Porto Canal.

Do Mundo
O concurso para a reabilitação do Bolhão está pronto a ser lançado, anunciou a Câmara Municipal do Porto, num comunicado em que garante que a traça e as características do mercado serão preservadas e que os vendedores que queiram regressar ao mercado após as obras terão o seu lugar assegurado. As obras de recuperação do mercado do Bolhão devem estar concluídas durante o ano de 2019.

O norte-americano Sam Wang, especialista em sondagens, falhou – como todos os outros – redondamente as previsões nas eleições à presidência dos Estados Unidos. Wang afirmara que comeria um inseto caso Donald Trump conseguisse mais do que 240 votos no colégio eleitoral. Trump não só teve mais de 240, como até ganhou as eleições e Wang viu-se agora forçado a cumprir a promessa. E fê-lo em direto na CNN, comendo um grilo com mel.

Aconteceu
Há 95 anos, a 15 de novembro de 1921, a direção do FC Porto, sensibilizada pelos múltiplos casos de jogadores no limiar da pobreza, autoriza a criação de um fundo do clube para auxiliar os futebolistas mais necessitados.

Para ouvir
Continuamos no universo vastíssimo de Leonard Cohen. Hoje escolhemos a gabardine azul mais famosa da música popular, que é uma extraordinária canção. Ouça aqui.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

FONTE/ FC PORTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *