Dragões Diário 17/02/2017

Bom dia,

De casa
Hoje a nossa equipa regressa ao Estádio do Dragão para defrontar o Tondela, em jogo da 22.ª jornada do campeonato (20h30, Sport TV). O último treino da preparação para esta partida serviu de confirmação para o que todos gostamos de ler ou ouvir: a equipa está na máxima força e Nuno Espírito Santo tem todos os elementos à disposição para atacar a sexta vitória consecutiva no campeonato que, a confirmar-se, permitirá ao FC Porto subir provisoriamente à liderança.

André Silva foi eleito o Melhor Jovem do mês de janeiro da Liga, vencendo, com 14,26%, a votação levada a cabo no site do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF). O melhor marcador do FC Porto no campeonato, com 12 golos, deixou para trás, entre outros, o benfiquista Nélson Semedo (13,25%) e o sportinguista Gelson Martins (10,79%).

Amaro Antunes tem sido o nome em destaque nos primeiros quilómetros da época de 2017 da nossa equipa de ciclismo. Depois de fechar no Top 20 da Volta à Comunidade Valenciana, o algarvio foi ontem o quarto classificado na segunda etapa da também internacional Volta ao Algarve, que, como vem sendo habitual, conta com um elenco recheado de equipas do World Tour. A excelente subida ao Alto da Fóia vale ao portista o quarto lugar da geral à partida para o contrarrelógio de hoje, com início e fim na Fortaleza de Sagres.

Quase um mês depois, a equipa de Sub-19 do FC Porto está de regresso à competição e vai defrontar o Belenenses no arranque da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A. O jogo disputa-se amanhã, às 15h00 (Porto Canal), no Olival, e o treinador João Brandão sublinhou a importância de iniciar em casa a fase decisiva da prova: “Começamos no conforto da nossa casa e estamos preparados para dar tudo para começar com uma vitória”.

Amanhã, a partir das 16h30 (Porto Canal), há jogo grande na 20.ª jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. O Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, vai servir de palco ao encontro entre Oliveirense e FC Porto, segundo e primeiro classificados, respetivamente, separados por apenas um ponto à entrada para esta ronda. Ciente das dificuldades que esperam os campeões nacionais frente a uma das melhores equipas do campeonato, o poste norte-americano Nick Washburn foi expressivo na antevisão da partida: “Cada posse de bola será importante”.

Já com o apuramento para os quartos de final da Liga Europeia carimbado, a nossa equipa de hóquei em patins recebe amanhã os italianos do Bassano, ainda com uma ténue esperança de chegar ao primeiro lugar do Grupo B. Na antevisão da partida, o avançado Vítor Hugo garantiu uma equipa, como sempre, motivada para jogar bem e vencer um coletivo com “boas individualidades”. A partida que encerra a fase de grupos terá transmissão em direto no Porto Canal, a partir das 20h00.

A equipa de Sub-15 joga amanhã em Guimarães (15h00), frente ao Vitória, tendo como principal objetivo chegar à sétima vitória consecutiva na segunda fase do Campeonato Nacional de juniores C. Os vimaranenses foram a última equipa a vencer os portistas e por isso José Conceição quer corrigir o resultado da primeira volta e trazer do Minho os três pontos. Foco e determinação são as receitas do técnico para o sucesso.

Do Mundo
Os testes são muito animadores, mas ainda é necessária mais investigação. Uma vacina para prevenir a malária teve resultado 100% eficaz nos 35 participantes, o que abre a perspetiva de se encontrar uma solução para uma das doenças mais mortíferas e que causa a morte de milhares de pessoas todos os anos nas regiões endémicas da doença (trópicos). Em 2015, segundo dados da OMS, morreram 429 mil pessoas, com 212 milhões infetadas.

Um dia sem imigrantes. Este foi o mote de um protesto gigantesco dos imigrantes nos Estados Unidos que desta forma pretenderam mostrar a importância para a economia do país. Faltar ao trabalho, à escola, não fazer compras são algumas das propostas de um protesto que nasceu pelas redes sociais mas que assumiu grande dimensão contra as políticas anti-imigração de Donald Trump.

Aconteceu
Um golo de António Oliveira, a 20 minutos do fim, resolve a difícil visita à Madeira, para defrontar o Marítimo, a 17 de fevereiro de 1979. O FC Porto de José Maria Pedroto caminhava para o bicampeonato, numa prova ganha ao sprint, com a equipa a ceder apenas um empate nas últimas 11 jornadas da competição.

E se não houvesse imagens?
Tânia Laranjo e o Correio da Manhã, seja através do folheto para embrulhar peixe, seja através do canal de telelixo, andam desde anteontem a dizer que o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, empurrou e agrediu a jornalista e que ainda a insultou. Estranho que uma jornalista e um grupo de media com tanta experiência na matéria, que mente como ninguém, cometa o erro primário de mentir quando há imagens que no mesmo instante desmentem a mentira. Por tudo isto, mas essencialmente por uma questão de cidadania, o FC Porto vai apresentar queixa na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e no Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas contra Tânia Laranjo, sem prejuízo de outras medidas que venham a ser tomadas. Esta queixa será em defesa do jornalismo, que por definição é isento, imparcial, exatamente o oposto do que diariamente fazem Tânia Laranjo e o Correio da Manhã. A todos os que continuam a olhar para o lado e a fingir que não viram não esqueçam que este género de cumplicidade mais não é do que uma inaceitável cobardia perante a perseguição a cidadãos e a instituições.

Para ouvir
É precisamente de hoje a um mês que é lançado o novo disco dos Real Estate, uma banda de guitarras límpidas e melodiosas. Para já é possível ouvir este Darling e pela amostra não está nada mal.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

Fonte: FC Porto