Dragões Diário 17/11/2016

Bom dia,

De casa
Já com Óliver integrado nos trabalhos da equipa – fez treino de recuperação –, regressado da seleção de Sub-21 de Espanha, e com André Silva e Adrián López em pleno, o FC Porto prosseguiu a preparação para o jogo de amanhã, em Chaves, para a Taça de Portugal.

Hoje é dia de Nuno Espírito Santo antecipar o jogo em conferência de imprensa, marcada para as 18h00 e que pode seguir em direto no Porto Canal. Antes há treino às 16h30, sessão que já deverá contar com Rúben Neves, Diogo Jota, Maxi, Layún, Herrera e Corona se não acontecer nenhum imponderável nas longas viagens de regresso ao Porto, no caso dos internacionais americanos.

Os adeptos continuam a prestar um grande apoio à nossa equipa e os bilhetes à venda no Dragão para o jogo de amanhã em Chaves já estão esgotados.

No basquetebol nova derrota do FC Porto na Taça da Europa da FIBA. Os Dragões jogaram bem, estiveram muito tempo na frente, mas o Nanterre acabou por fazer valer a maior qualidade do plantel e venceu por 79-75. Jeff Xavier, com 18 pontos, foi o melhor marcador da nossa equipa. Moncho López destacou  exibição: “O marcador reflete a realidade: ganhou a melhor equipa. Mas isso não tira mérito aos meus jogadores, que deram tudo e fizeram um esforço extraordinário”.

Na próxima semana, de segunda a sexta, a Academia de Bilhar do FC Porto vai abrir as portas às crianças entre os 4 e os 14 anos que queiram aprender a modalidade. Para saber mais leia isto.

Do Mundo
Um autotransplante de fígado bem-sucedido é a última façanha da equipa chefiada pelo cirurgião Emanuel Furtado, da Unidade de Transplantação Hepática Pediátrica e de Adultos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. A operação é rara no mundo, decorreu há um mês e o paciente já teve alta encontra-se muito bem. “Esta intervenção, bem como a divisão de um só fígado por dois recetores (‘splits’), é o corolário da elevada competência técnica que a equipa foi adquirindo”, explicou o cirurgião.

As autoridades suecas decidiram reabrir a investigação à morte do então primeiro-ministro Olof Palme, a 28 de fevereiro de 1986, há 30 anos. Político muito popular na Suécia e internacionalmente, Palme foi morto a tiro quando saia de uma sessão de cinema acompanhado pela mulher. A investigação imediatamente posterior inquiriu mais de dez mil pessoas, sendo que 134 se declararam autoras do disparo fatal…

Aconteceu
Há 104 anos, a 17 de novembro de 1912, António Santiago vence a prova principal de um dia de ciclismo no velódromo do Porto. A modalidade teve sempre muita popularidade no Porto – a primeira corrida de bicicletas em Portugal disputou-se em 1880 entre Matosinhos e a Foz – e o FC Porto depressa se tornou uma potência. Curiosamente, o velódromo do Porto ainda existe, nas traseiras do Museu Soares dos Reis e a Câmara do Porto tem planos para o recuperar, naturalmente não para provas de ciclismo, mas porque é uma construção com elevado valor da memória do Porto do final do século XIX, início do século XX.

Para ouvir
Os Sunflower Bean são uma das bandas novas de Nova Iorque a que vale a pena prestar alguma atenção. Esta Come On é bem recente.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

FONTE/ FC PORTO