Dragões Diário 18/11/2016

Bom dia,

De casa
O FC Porto joga hoje em Chaves o futuro na Taça de Portugal, nove anos depois da última visita. Inicia-se em Trás-os-Montes um ciclo que termina em cima do Natal, muito intenso e com jogos decisivos, como o desta noite (20h15, Sport TV), em que só a vitória interessa.

Isso mesmo disse Nuno Espírito Santo, apesar da semana atípica de trabalho, por causa dos jogos das seleções, o que para o treinador é um bendito problema: “É sinal de que o FC Porto tem muitos jogadores nas seleções e é sinónimo de qualidade e excelência, porque representam as suas seleções, mas claro que altera a preparação do jogo“. O treinador garante uma equipa “forte e determinada” esta noite.

O dia de ontem foi o primeiro na semana em que o plantel esteve todo presente no Olival. Rúben Neves, com uma contusão no joelho direito, e Corona, com uma gastroenterite, são os casos clínicos da equipa, num dia em que os “bês” Rodrigo, Ruben Macedo e Rui Pedro integraram a preparação da equipa.

Os acionistas da SAD do FC Porto aprovaram ontem as contas e o orçamento para a época em curso com praticamente 100 por cento dos votos presentes. Um dos pontos da ordem dos trabalhos era a entrada para a administração de Eduardo Vítor Rodrigues, o que não aconteceu porque o presidente da Câmara de Gaia recebeu anteontem um parecer negativo sobre a acumulação de funções. Para saber tudo leia aqui.

A equipa de andebol joga hoje na Áustria com o Bregenz para a Taça EHF. O ponta José Carrillo espera dificuldades, mas acredita que o FC Porto tem condições para se manter invicto. “Temos de pensar em jogar bem e em conquistar a vitória e depois, nos últimos minutos, pensar que ainda temos outros 60 minutos para jogar no Dragão Caixa“. O jogo é às 18h00 de Portugal continental.

Amanhã à tarde regressa o campeonato de Sub-19, com o FC Porto a receber a Oliveirense em jogo para a 13.ª jornada. Os bicampeões nacionais estão a fazer um bom início de época e o avançado Alexandre, que chegou este verão ao Dragão, quer “continuar a jogar à Porto” e a somar vitórias. O jogo é às 15h00 e terá transmissão no Porto Canal.

Brad Tinsley não tem jogado pela nossa equipa de basquetebol porque está lesionado, mas continua a ser notícia pelas boas razões. O norte-americano leiloou uma camisola que rendeu mil euros, que ontem entregou à ala pediátrica do IPO do Porto. O valor foi atingido porque os colegas de equipa licitaram 500 euros e o próprio Brad dobrou o valor. Saiba mais aqui de um gesto solidário que diz muito do jogador e dos companheiros da equipa de basquetebol.

Do Mundo
O presidente do Conselho Económico e Social defendeu no parlamento que para Portugal ter um crescimento do Produto Interno Bruto de 3% precisa de acolher cerca de 900 mil imigrantes. Segundo Correia de Campos, acolher imigrantes é a forma de revitalizar a economia, ainda mais numa altura em que, segundo o antigo ministro da saúde, “a Europa tem sabido lidar pouco bem com as questões migratórias sobretudo nos últimos dois anos”.

A crise demográfica que se vive em Portugal dificulta o crescimento mas tem também outras consequências. A Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência prevê que nos próximos sete anos as escolas portuguesas vão perder 109 mil alunos. Mais de metade dessa diminuição irá acontecer no primeiro ciclo, o que demonstra a crise de nascimentos do nosso país e a ausência de políticas efetivas de incentivo à natalidade.

Aconteceu
Joseph Szabo é um nome incontornável da primeira metade do século XX no futebol Português. O treinador húngaro estreou-se no banco do FC Porto a 18 de novembro de 1928 e com uma pesada derrota por 1-3 no terreno do Leixões. Szabo emendaria a mão logo a seguir, com uma goleada por 11-0 ao Progresso, ele que viria a sagrar-se campeão nacional pelo nosso clube na primeira edição do campeonato, em 1934/35.

Para ouvir
Instalada num pequeno forte do século XIX dos subúrbios de Dublin que encontrou num anúncio online, a californiana Hope Sandoval criou com a sua banda um disco encantatório. Aqui, a sua doce e poderosa voz é acompanha pelo não menos entusiasmante Kurt Vile.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

FONTE/ OJOGO