Dragões Diário 19/02/2017

Bom dia,

De casa
O plantel do FC Porto treina daqui a pouco, às 10h30, no Olival, acelerando o ritmo para a receção de quarta-feira (19h45) à Juventus, dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Ontem, na primeira sessão após a vitória gorda (4-0) sobre o Tondela, Nuno Espírito Santo chamou os ‘bês’ Mouhamed Mbaye, Verdasca, Raul Soares, João Cardoso, Bruno Costa, Musa Yahaya e Tony Djim.

Regressamos ao encontro com o Tondela. Podemos estar na era da pós-verdade, mas nem os factos alternativos que têm sido por aí apresentados resistem a uma imagem do ângulo certo, que por acaso também era o do árbitro. Sim, no vídeo aqui divulgado pelo ‘JN’ pode ver-se que Osorio puxou Soares no jogo de sexta-feira e sim, a grande penalidade que permitiu a André Silva abrir o marcador foi bem assinalada. Pode ser que estas imagens ajudem a puxar algumas pessoas para a realidade: o FC Porto é líder da Liga e os adversários não vão ter descanso. Não há pedidos de reunião em momentos estratégicos que alterem os factos: há pelo menos um clube que tem ganho pontos à custa de más decisões dos árbitros, mas não é esse certamente o caso do FC Porto.

Ainda do rescaldo da partida sobram as palavras de Alex Telles, que foi considerado o melhor homem em campo. Feliz pela distinção, o defesa não esqueceu o coletivo: “Podemos dizer que o nosso dever foi cumprido, o grupo trabalhou muito bem, tratou deste jogo como se de uma final se tratasse, como sempre, e a partir de agora vai ser mais ainda. O foco é este e é para isso que trabalhamos em cada treino e em cada semana”.

No futebol jovem, os Sub-19 tiveram uma entrada em falso na fase final do Campeonato Nacional de juniores A, ao perder por 1-0 na receção ao Belenenses. Os Dragões dominaram o encontro e tiveram várias oportunidades para marcar, mas não foram eficazes. De qualquer forma, convém lembrar que o caminho é longo (faltam 13 jornadas) e que, no ano passado, os portistas também perderam na primeira ronda mas ainda assim sagraram-se bicampeões.

A mesma má sorte tiveram os Sub-15, derrotados no terreno do Vitória de Guimarães, por 1-0, num encontro em que também tiveram vários lances claros para marcar, nomeadamente na primeira parte, que terminou com um nulo. Apesar do desaire, os jovens Dragões continuam a liderar a série Norte, com 24 pontos, mais quatro do que o Vitória, que subiu à segunda posição.

No terreno da Oliveirense, segunda classificada da Liga portuguesa de basquetebol, o FC Porto obteve ontem uma importante vitória, por 69-60, e está a uma vitória de garantir matematicamente o primeiro lugar na fase regular. Tal pode ser conseguido hoje, às 17h30, no pavilhão do Illiabum, numa partida que terá transmissão em direto no Porto Canal. Em Oliveira de Azeméis, os campeões nacionais foram extremamente sólidos e lideraram desde muito cedo o marcador, apesar de Brad Tinsley ter abandonado o jogo prematuramente, por lesão.

Moncho López destacou o “grande trabalho defensivo” da equipa e os “momentos extraordinários no ataque”, perspetivando para hoje, em Ílhavo, “um jogo tão difícil como este”. “Fico feliz por esta vitória pois era uma deslocação difícil num momento complicado, em que temos alguns jogadores lesionados”, assumiu. Para além disso, o treinador revelou que Thomas Bropleh deve estar de saída do plantel.

No hóquei em patins, e num jogo da Liga Europeia em que havia pouco em disputa, o FC Porto Fidelidade goleou os italianos do Bassano por 13-3, com todos os jogadores de campo a marcar à exceção de Reinaldo Garcia. Os Dragões terminaram o grupo na segunda posição, atrás do FC Barcelona, e agora defrontam nos quartos de final outra equipa catalã, o Reus, com o primeiro encontro a acontecer no Dragão Caixa. O treinador Guillem Cabestany elogiou o “ritmo” e o “hóquei alegre” dos azuis e brancos e, falando da próxima fase, considerou o Reus um adversário “com um plantel muito reforçado”. Porém, as atenções estão para já postas na deslocação de sábado ao pavilhão do Turquel.

Na Volta ao Algarve, Amaro Antunes continua a ser o melhor português e o melhor corredor de entre as equipas portuguesas, tendo ontem mantido o nono posto e os 1m54s de desvantagem para o camisola amarela Primoz Roglic. Hoje, na quinta e última etapa, o ciclista da W52-FC Porto-Porto Canal vai procurar pelo menos manter esse estatuto, sendo que a prova termina no Alto do Malhão, no topo de uma curta mas dura subida de três quilómetros, que o portista conhece bem, ou não fosse ele algarvio. E toda a equipa parece estar afinada.

Paula Oliveira conquistou ontem a medalha de ouro na prova dos 50 metros bruços do Meeting Internacional de Lisboa, que termina hoje no Complexo de Piscinas do Jamor, com o tempo de 33,63 segundos.

Hoje, como é habitual aos domingos, há várias equipas do FC Porto em ação. Para além do jogo de basquetebol frente ao Illiabum (17h30), pode acompanhar no Porto Canal a receção dos Sub-17 ao Vitória de Guimarães, no Olival (11h00, entrada livre), e da equipa B ao Santa Clara, em Pedroso (15h00, veja aqui a informação sobre os bilhetes). Deixando o futebol, e a fechar o dia, a equipa de andebol recebe os alemães do Göppingen, para a segunda jornada do grupo B da Taça EHF (19h30, com bilhetes a partir de três euros).

Do Mundo
Os alunos internos – ou seja, os que frequentam a escola até ao final do ano letivo – do ensino secundário vão ter de pagar três euros por prova na segunda fase dos exames nacionais, de acordo com o novo regulamento de exames. Até 2016, de entre os internos, só os estudantes que iam à segunda fase para melhoria de nota tinham de pagar, no caso dez euros. As receitas revertem a favor das escolas onde são realizados.

‘Cidade Pequena’, do português Diogo Costa Amarante, venceu o Urso de Ouro para melhor curta-metragem no Festival de Cinema de Berlim, que termina hoje. O jovem realizador, nascido em 1982, repete o feito de Leonor Teles na mesma categoria, no ano passado. Saiba aqui um pouco mais sobre o percurso de Diogo Costa Amarante.

Aconteceu
Neste dia, em 1964, Jorge Nuno Pinto da Costa e vários outros dirigentes tomavam posse no novo organigrama dos seccionistas. O atual presidente do FC Porto mantinha-se no hóquei em campo e a coordenação geral era de José Rodrigues Pinto. Pinto da Costa colaborou ainda com outras secções, como o hóquei em patins e o boxe, antes de, em 1976, tomar o comando do departamento de futebol. E o resto, como se costuma dizer, é história.

Para ouvir
‘Anymore’ é o primeiro avanço de ‘Silver Eye’, o novo álbum dos Goldfrapp, que será lançado a 31 de março. O tema parece indicar que o duo constituído por Alison Goldfrapp e Will Gregory regressa a uma eletrónica mais dançável.

Até amanhã,

João Pedro Barros

Fonte: FC Porto