Dragões Diário 20/04/2017

Bom dia,

De casa
O FC Porto continua a preparar a receção ao Feirense, da 30.ª jornada do campeonato, e ontem voltou a treinar no Olival. Nuno Espírito Santo teve todo o grupo à disposição, ao qual acrescentou os “bês” Tomás Podstawski e Raul Soares e os Sub-19 Diogo Costa, Diogo Dalot e Oleg Reabciuk. Se ontem o treino foi de manhã, hoje decorrerá da parte da tarde (17h00), novamente no Olival.

Terminou com um empate a dois golos o jogo entre o FC Porto B e o Gil Vicente, referente à 37.ª jornada da Segunda Liga. No Estádio de Pedroso, os Dragões adiantaram-se no marcador por Kayembe, mas no início da segunda parte, em cinco minutos, os gilistas deram a volta ao marcador. O golo que fixou a igualdade foi apontado por Areias já dentro dos últimos 10 minutos. No final da partida o treinador António Folha considerou o empate um “resultado amargo”, dadas as oportunidades criadas pela sua equipa.

Líder da Liga de basquetebol, com 52 pontos, mais um do que o Benfica, o FC Porto desloca-se a Ílhavo na oitava e antepenúltima jornada da segunda fase da prova. Na antevisão do encontro com o Illiabum, que se disputa amanhã (20h30, Porto Canal), o base André Bessa reconheceu as dificuldades que esperam os campeões nacionais e não escondeu a importância de segurar a liderança até ao fim, pois garante o fator casa em todas as eliminatórias dos Playoffs. “Temos de estar ao nosso melhor nível para conseguirmos a vitória“.

A nossa equipa de bilhar às três tabelas soma e segue no Campeonato Nacional, tendo somado frente à Portuguesa de Leça (4-0), na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, o 39.º triunfo consecutivo na prova. A uma jornada do fim desta fase, o FC Porto é líder destaca da zona Norte, com 39 pontos, mais oito do que o Leça FC, segundo classificado. Na derradeira ronda, os portistas jogam em casa do Leixões (8 de maio).

Do Mundo
Morreu vítima de sarampo a jovem portuguesa de 17 anos que estava internada com a doença. O sarampo é uma doença na maioria dos casos benigna, mas que em determinadas condições pode ser fatal, tendo provocado em 2015 mais de 130 mil mortes em todo o mundo. A vacinação é a melhor forma de combater a doença, tendo a OMS (Organização Mundial de Saúde) estimado que dessa forma se evitaram cerca de 20 milhões de mortes entre 2010 e 2015.

Uma mulher argentina que entrou em coma na sequência de um acidente de viação quando estava grávida de seis meses acordou agora, numa altura em que o filho já tem três meses, tendo nascido com pouco peso, mas sem problemas de saúde. Os médicos ainda não estão certos da recuperação completa de Amelia Bannan, assim se chama a mulher, mas acreditam que isso venha a ser possível.

Aconteceu
Há 15 anos, a 20 de abril de 2002, uma grande exibição de Benni McCarthy destroça o Braga. O avançado sul-africano marca três golos no Estádio 1.º de Maio, a que se junta um golo de Hélder Postiga, num resultado gordo de um FC Porto treinado por José Mourinho, no laboratório para o que viria a seguir.

Dia do Clube
O Dia do Clube, uma organização de sócios e adeptos do FC Porto, está de volta a casa. No dia 27 de maio, data de muito boa memória para todos os portistas, o Estádio do Dragão vai acolher este evento em que se discute o nosso clube. Todos os anos aqui anunciamos e incentivamos a participação e desta vez, por maioria de razão o fazemos. Saiba mais aqui, e pode tratar já da sua inscrição aqui.

Contagem crescente, muito crescente
A internet é um mundo sem fim, onde tudo se encontra. Aqui, por exemplo, temos este contador, que nos informa com rigor há quanto tempo não é assinalada uma grande penalidade contra o Benfica no campeonato nacional. Ou seja, há 384 dias que o Benfica está imune a maior sanção técnica num jogo de futebol. E, como todos sabemos, não tem sido por falta de oportunidade. Mas o que este contador não nos diz é que nos últimos 762 dias apenas foi assinalada uma única grande penalidade contra o Benfica, quando ganhava por 5-0 e já no período de descontos. É obra. À lagareiro.

Para ouvir
Em 2017 ter os Car Seat Headrest a cantar The Smiths é uma grande oportunidade para recordar o génio da dupla Morrissey-Marr com o talento juvenil de Will Toledo. Ouça esta cover de That Joke Isn’t Funny Anymore.

Até amanhã,

Francisco J. Marques