Dragões Diário 21/12/2016

Bom dia,

De casa
As queixas do FC Porto sobre as arbitragens nas competições nacionais de futebol não são “desculpas”, mas sim “gritos de revolta”, declarou ontem à noite Jorge Nuno Pinto da Costa, no tradicional jantar de Natal da comissão de apoio às suas candidaturas, liderada por Fernando Cerqueira. O presidente dos Dragões frisou que as críticas não estão ligadas aos resultados obtidos, como provou o encontro de anteontem com o Chaves, em que a indignação no Dragão foi geral. Leia ainda aqui o que disse Pinto da Costa sobre possíveis mexidas no plantel, sendo que a única proposta recebida (e recusada) foi por Depoitre.

O plantel principal iniciou ontem umas curtas férias de Natal, com o regresso ao trabalho marcado para terça-feira, dia 27, e um jogo agendado frente ao Feirense, na quinta-feira seguinte, dia 29, no Dragão, para a Taça da Liga. Três dias depois, está também confirmado o regresso do tradicional treino aberto no Dia de Ano Novo. As portas do estádio abrem às 15h00 e os craques sobem ao relvado às 16h00, para mais um momento de partilha com os adeptos.

Os bilhetes para a receção ao Feirense são postos à venda esta manhã, assim como as entradas destinadas ao público para o FC Porto-Juventus, a 22 de fevereiro. Em relação ao primeiro encontro, é de relembrar que os detentores de Lugar anual têm acesso gratuito e que há ingressos disponíveis a partir de dois euros. Atrevemo-nos a dizer que estão aqui duas boas sugestões para prendas de Natal de última hora.

Os portistas levam consigo para a consoada o doce sabor de um dos melhores jogos da época da Liga NOS, que culminou com a já referida vitória por 2-1 sobre o Chaves. Foi Depoitre que abriu caminho para a reviravolta no marcador, ao apontar o golo que permitiu então o empate e que foi o seu primeiro na competição. A exibição valeu-lhe ainda a eleição como o melhor em campo, uma distinção a que reagiu em declarações publicadas ontem em www.fcporto.pt. O avançado admitiu que foi “uma sensação magnífica” marcar no Dragão e que isso lhe fez “bem à moral”.

Antes das férias de fim de ano, os “bês” ainda têm mais um encontro para disputar, amanhã, às 15h00, no Estádio D. Afonso Henriques, frente ao Vitória de Guimarães B, para a 20.ª jornada da Ledman LigaPro. Na antevisão do jogo, o treinador José Ferreirinha Tavares mostrou a esperança de que, após a derrota com o Sporting de Braga B, a equipa “volte aos seus níveis de confiança” e consiga uma vitória que traga “um certo conforto” à época natalícia. As duas formações têm exatamente o mesmo número de pontos (24), com vantagem para os portistas (13.ºs classificados) no saldo de golos.

Os participantes no II Training Camp Dragon Force, que decorre durante a pausa das atividades escolares, receberam precisamente a visita de um jogador do FC Porto B, o lateral Inácio. O esquerdino fez as delícias das crianças, distribuindo sorrisos, autógrafos e as ‘selfies’ da praxe, para além de participar numa peladinha. Veja aqui as fotos e leia as declarações do brasileiro, das quais se destaca uma ideia forte: os mais jovens não devem desistir dos seus sonhos.

Já hoje, às 15h00, os Sub-19 recebem o Rio Ave, em encontro da 18.ª jornada da zona Norte da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A que terá transmissão em direto no Porto Canal. Os Dragões já garantiram o primeiro lugar e o acesso à fase final, mas o capitão Moreto Cassamá deixa uma garantia: “Queremos acabar o ano com uma vitória”.

Um último obstáculo separa o andebol azul e branco de chegar às férias de Natal e Ano Novo com o sentimento de que melhor seria impossível: se o Águas Santas for hoje derrotado (o jogo começa às 21h00 e tem transmissão em direto no Porto Canal), os Dragões conseguem a 24.ª vitória em igual número de partidas oficiais em 2016/17. O ponta-esquerda Hugo Santos espera um jogo “equilibrado”, frente a um rival em alta, mas aos portistas também não falta motivação para continuar a espetacular sequência de triunfos.

Do Mundo
O Daesh reivindicou o ataque de segunda-feira com um camião TIR ao mercado de Natal na Breitscheidplatz, em Berlim, que matou 12 pessoas e feriu 48. O alarme do terrorismo já levou França, Inglaterra, Itália e Espanha, para além da Alemanha, a rever os planos de segurança e a reforçar o policiamento para o Natal, sendo que em Portugal o grau de ameaça se mantém “moderado”. Entretanto, a chanceler Angela Merkel é alvo de muitas críticas pela sua política de fronteiras abertas.

Os portugueses estão a gastar mais dinheiro este Natal, prevendo-se que os valores dispendidos voltem ao nível registado em 2010. Por outro lado, o comércio ‘online’ e as lojas tradicionais estão a ganhar terreno às grandes superfícies. Estas sao algumas das conclusões de um estudo do IPAM – The Marketing School, que pode conhecer melhor aqui.

Agasalhe-se, começa o inverno
Hoje, às 10h44, dá-se o solstício de inverno, que marca o início da estação mais fria do ano. Devido à inclinação do eixo de rotação da Terra, hoje é o dia em que o Hemisfério Norte recebe menor incidência de luz. É um dos dias mais curtos do ano: dura apenas 9h08 em Bragança, 9h12 no Porto, 9h18 em Coimbra, 9h21 em Castelo Branco, 9h27 em Lisboa, 9h29 em Évora, 9h33 em Ponta Delgada, 9h37 em Faro e 10h no Funchal. O inverno prolonga-se por 88,99 dias até ao próximo equinócio, que ocorre a 20 de Março de 2017, às 10h29.

Aconteceu
Neste dia, em 1942, chegava ao Porto Alfredo Pais, um futebolista nascido no Brasil, em Manaus, mas que tinha nacionalidade lusa, pois era filho de portugueses. Haveria de se tornar num grande defesa e capitão, estando presente em dois momentos inesquecíveis da história do clube: a vitória sobre o Arsenal, em 1948, e a inauguração do Estádio das Antas, em 1952. Vestiu de azul e branco durante dez anos, disputando 267 jogos.

Para ouvir
Os Metronomy são uma das bandas anunciadas para a edição 2017 do Primavera Sound Porto, que vai decorrer entre 8 e 10 de junho, no Parque da Cidade. Pode conferir aqui os restantes nomes do cartaz, enquanto ouve um dos temas de ‘Summer 08’, o disco mais recente do projeto de Joseph Mount .

Até amanhã,

João Pedro Barros

Fonte: FC Porto