Dragões Diário 24/02/2017

Bom dia,

De casa
O FC Porto já iniciou a preparação para o importante dérbi da Invicta da 23.ª jornada do campeonato. No primeiro treino da preparação para o encontro de depois de amanhã à noite (20h15), no Estádio do Bessa, Nuno Espírito Santo apenas não teve Herrera à disposição. Depois dos 17 pontos com que foi suturado no pé esquerdo, na véspera, o médio mexicano realizou apenas tratamento. Hoje, às 12h30, em conferência de imprensa, Nuno Espírito Santo fará a antevisão da partida com o Boavista.

Os cerca de cinco mil bilhetes a 12 euros disponíveis para os adeptos do FC Porto para o jogo do Bessa já estão esgotados, mas ainda há bilhetes a 15 euros, que podem ser adquiridos na loja do associado.

A segunda etapa da Volta ao Alentejo voltou a terminar ao sprint, que desta vez foi ganho pelo holandês Johim Ariesen (Metec-TKH). Na chegada a Portel, após 171,1 quilómetros com poucas inclinações, Joaquim Silva foi o primeiro corredor da W52-FC Porto-Mestre da Cor a cortar a meta, terminando no 12.º posto, com o mesmo tempo do líder (3h50m22s) e de mais cinco companheiros de equipa. Hoje corre-se a etapa mais longa das cinco que compõem esta edição, com 208 quilómetros a ligarem Mourão a Mértola.

A 22.ª e última jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol vai colocar frente a frente FC Porto e Maia Basket, primeiro e último classificados, respetivamente. O encontro disputa-se amanhã, às 17h00 (Porto Canal), no Dragão Caixa, e, independentemente do resultado, a nossa equipa vai terminar esta fase na liderança. Mesmo assim, Jeff Xavier afastou qualquer possível descompressão e garantiu que no pensamento portista está somente a vitória: “Temos de abordar todos os jogos da mesma forma”.

Também amanhã joga a equipa de andebol, que vai a Braga defrontar o Arsenal da Devesa, partida em que uma vitória garante o primeiro lugar no final da fase regular. É isso mesmo que o croata Nikola Spelic deseja: “Espero que seja um jogo mais duro do que o que tivemos aqui e espero a nossa vitória”.

Do Mundo
Comer grandes quantidades de legumes e fruta, umas dez porções por dia, é a melhor forma de prolongar a vida, ao mesmo tempo que se reduz a probabilidade de contrair cancro e doenças cardíacas. A conclusão é de um estudo do Imperial College London, depois de analisar os hábitos alimentares de mais de dois milhões de pessoas. Vegetais verdes, pimentos amarelos e couve-flor reduzem o risco de cancro, enquanto maças, peras, citrinos, alface, couve-flor e bróculos previnem as doenças de coração.

O Porto à noite visto da Estação Espacial Europeia foi o que nos proporcionou o astronauta francês Thomas Pesquet, que tirou a foto anteontem à noite, numa altura em que o nosso Estádio do Dragão estava bem iluminado. “Porto, a cidade das pontes, virada para o Atlântico”, foi a descrição de Pesquet para a foto do Porto.

Aconteceu
Chamam-lhe golo olímpico e é um dos de mais difícil execução no futebol. Neste dia, em 1952, Carlos Vieira entra para a história ao apontar de canto direto, em Guimarães, um dos golos do triunfo por 4-2, frente ao Vitória, para o Campeonato Nacional. José Maria, Monteiro da Costa e Hernâni apontaram os restantes golos. Os Dragões estavam então a dois pontos do líder Benfica, em igualdade pontual com Belenenses e Sporting, que haveria de se sagrar campeão, cinco jornadas depois.

Para ouvir
Os Clap Your Hands Say Yeah lançam hoje o quarto álbum de originais, mantendo o som indie de sempre. Ouvimos a muito interessante The Vanity of Trying.

Até amanhã,

Francisco J. Marques

Fonte: FC Porto