Dragões estão pela 12.ª vez na fase a eliminar da Champions

FC Porto consegue o dobro dos apuramentos conseguidos pelo conjunto das outras equipas portuguesas

 

A vitória desta quarta-feira frente ao Leicester garantiu o apuramento dos Dragões para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, pela 12.ª vez desde que foi criada, em 1992/93. Em comparação, os números são esmagadores: os portistas têm o dobro das presenças conseguidas pelos quatro clubes portugueses que também já participaram na Champions. O Benfica, igualmente qualificado para os oitavos de final, tem cinco participações, enquanto o Sporting tem apenas uma (2008/09).

Para garantir estas 12 presenças, o FC Porto ultrapassou 13 grupos de apuramento, já que em 1999/2000 o formato da competição previa dois agrupamentos até às eliminatórias, que se iniciavam logo nos quartos-de-final. Trata-se da sexta presença do FC Porto nesta fase da prova nos últimos dez anos e da nona nos últimos 14. O sorteio dos oitavos de final realiza-se na segunda-feira (12 de dezembro), às 11h00 de Portugal Continental, em Nyon, na Suíça.

Os azuis e brancos conseguiram também igualar o recorde do menor número de golos sofridos num grupo da Liga dos Campeões: apenas três, tal como em 2009/10. Aliás, o 5-0 imposto ao campeão inglês possibilitou aos azuis e brancos alargar para seis o número de partidas sem conceder golos, o melhor registo do século. Em termos globais, temos de recuar a maio e junho de 1994, quando a equipa, então treinada por Bobby Robson, esteve nove partidas com a baliza inviolada.

Eis os possíveis adversários do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2016/17: Arsenal (Inglaterra), Nápoles (Itália), Barcelona (Espanha), Atlético de Madrid (Espanha), Mónaco (França), Borussia Dortmund (Alemanha) e Juventus (Itália).

Fonte: FC Porto

Imagem: Alberto Fernandes