Dragões não vacilam em Ílhavo

Liderança segura após triunfo expressivo sobre o Illiabum (88-44), na oitava jornada da segunda fase do campeonato

 

O FC Porto venceu esta sexta-feira o Illiabum (88-44), em Ílhavo, na oitava e antepenúltima jornada da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Com este triunfo, os campeões nacionais passam a somar 54 pontos e seguem firmes na liderança da prova, voltando a entrar em campo já no próximo domingo, às 17h45, no Dragão Caixa, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, da nona ronda desta segunda fase, terá transmissão em direto no Porto Canal.

É justo dizer que o Illiabum chegou a este jogo privado dos lesionados Rashad Bishop, Christopher Johnson e Ângelo Chol, mas estas ausências não beliscam o mérito da exibição portista em Ílhavo. O coletivo comandado por Moncho López entrou de forma forte, concentrada e muito intensa em termos defensivos, juntando a tudo isto um excelente aproveitamento dos lançamentos, tanto de dois (53,8%) como de três pontos (55,6%). A superioridade evidenciada ao longo da primeira parte permitiu ao FC Porto chegar ao intervalo com 22 pontos de vantagem (46-24), tornando a tarefa do Illiabum verdadeiramente hercúlea.

O terceiro período serviu essencialmente para os Dragões aumentarem a vantagem para 38 pontos (69-31), mas é inevitável sublinhar que os sete pontos marcados pelo Illiabum após o descanso surgiram todos da linha de lance-livre, o que diz bem da intensidade defensiva dos campeões nacionais. O quarto período tornou-se quase uma mera formalidade, mas confirmou o mais importante: a vitória do FC Porto, por 88-44. Num grande desempenho coletivo, destaque para as performances de Jeff Xavier (14 pontos), Sasa Borovnjak (13 pontos), Miguel Queiroz (12 pontos e 6 ressaltos), José Silva (12 pontos) e Nick Washburn (10 pontos e 9 ressaltos).

FICHA DE JOGO

ILLIABUM-FC PORTO, 44-88
Liga Portuguesa de Basquetebol, 2.ª fase, 8.ª jornada
21 de abril de 2017
Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, Ílhavo

Árbitros: Fernando Rocha, Pedro Maia e António Pereira

ILLIABUM: João Figueiredo (12), Augusto Sobrinho (6), Rafael Wildner (2), João Ribeiro (3) e Nikola Tadic (13)
Jogaram ainda: Carlos Cardoso (5), Miguel Reis, Marcos Valente, Sérgio Correia (3), José Miranda e Ricardo Espíndola
Treinador: Ricardo Vasconcelos

FC PORTO: Brad Tinsley (5), Jeff Xavier (14), José Silva (12), Nick Washburn (10) e Miguel Miranda (4)
Jogaram ainda: André Bessa (4), Sasa Borovnjak (13), Miguel Queiroz (12), Vladyslav Voytso (4), João Gallina (5), Pedro Bastos (5) e Ferrán Ventura
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 46-24
Parciais: 15-25, 9-21, 7-23, 13-19

 

Fonte: FC Porto