Dragões nunca foram eliminados pelo Chaves na prova-rainha

SEMPRE A MANDAR PARA LÁ DO MARÃO

Dragões nunca foram eliminados pelo Chaves na prova-rainha. E já lhe ganharam uma final no Estádio Nacional

Nove anos depois, o FC Porto volta a jogar no Estádio Municipal de Chaves. E de novo para a Taça de Portugal. Seleções condicionaram a preparação do encontro

Hulk ajudou o FC Porto a derrotar o Chaves na final da Taça de PortugalNove anos depois, o FC Porto volta, esta noite, a Chaves e de novo para uma eliminatória da Taça de Portugal. É lá que os dragões iniciam um ciclo terrível – com oito ou nove jogos – que só termina com a miniparagem proporcionada pelo Natal. As seleções condicionaram – e muito – a preparação deste encontro em Trás-os-Montes, onde a comitiva portista pernoitou, mas Nuno Espírito Santo sabe que vai orientar o FC Porto contra um adversário ao qual ganhou sempre na prova-rainha do futebol nacional. O histórico entre as duas equipas regista apenas três confrontos de Taça de Portugal, sempre com vitórias azuis e brancas.

A última das quais aconteceu no… Jamor. Os flavienses, mesmo estando na II Liga e tendo trocado duas vezes de treinador (Ricardo Formosinho e Nuno Pinto saíram), realizaram uma prova de sonho em 2009/10 e chegaram à final. Orientados por Tulipa, perderam por 1-2; Guarín e Falcao marcaram para o FC Porto, Paulo Clemente fez o golo dos flavienses. Dos 28 jogadores usados pelos dois treinadores (Jesualdo Ferreira estava nos dragões), nenhum continua nas respetivas equipas.

Em Chaves, o FC Porto não joga desde dezembro de 2007, quando venceu por 2-0 e afastou a equipa da casa na quarta eliminatória da Taça de Portugal; Hélder Postiga e Adriano fizeram os golos. Em 1984 foi a vez de os transmontanos visitarem o Estádio das Antas, na primeira ronda da prova. Os portistas venceram também por 2-0, com um bis de Vermelhinho.

Esta será, portanto, a terceira visita para lá do Marão em jogos da Taça de Portugal. Em abril há nova passagem, desta feita para o campeonato, prova para a qual os dragões não enfrentam este adversário desde maio de 1999.

12 VITÓRIAS

Em todas as competições, o FC Porto venceu o Chaves 12 vezes, empatou duas e perdeu apenas uma. Foi a 1 de dezembro de 1988: Radi e Gilberto marcaram os golos ao malogrado Zé Beto

FONTE/ OJOGO