Em 110 jogos caseiros frente ao Benfica, o FC Porto ganhou 66, ou seja, 60 por cento

Casa forte

Antecipar um clássico sem recurso à estatística torna-se difícil, ainda para mais quando frente a frente vão estar, mais ao final desta sexta-feira (20h30), dois emblemas históricos do futebol nacional. Entre história e estórias dos mais de 100 anos de vida de FC Porto e Benfica, interessa mais do que tudo o presente e vencer o jogo da 13.ª jornada da Liga NOS.

A acontecer a vitória do FC Porto, como todos desejamos, recorremos à estatística para lhe dizer que será a 51.ª, como visitados, frente aos rivais da Luz.O fator casa tem sido, de facto, uma barreira historicamente muito difícil de ultrapassar para o Benfica, que viu o FC Porto ganhar 60 por cento dos jogos que disputou em casa, para a Liga. São no total 83 partidas, com 50 vitórias, 20 empates e 13 derrotas, com os portistas a marcar uma média muito próxima de dois golos por jogo.

Curiosamente, se estendermos a análise aos jogos de todas as competições, a percentagem de vitórias azuis e brancas é exatamente a mesma: 60 por cento, neste caso 66 triunfos em 110 partidas, com a média a manter-se próxima dos dois golos.

O jogo grande da 13.ª jornada, que Sérgio Conceição antecipou como “muito importante, mas não decisivo”​, será alvo de uma emissão especial do Porto Canal, a partir das 9h45. Será ainda, como habitual, seguido em tempo real na app oficial do FC Porto e no Twitter e acompanhado no Facebook e no Instagram. E aqui, em www.fcporto.pt, também estamos em modo clássico.

Fonte: FC Porto