Entrada em falso dita segunda derrota na Liga

FC Porto perdeu em casa do Vitória de Guimarães (71-74), em jogo da sétima jornada da Liga

 

Uma primeira parte desinspirada esteve na origem da segunda derrota do FC Porto na fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol (71-74), que teve como palco o pavilhão do Vitória de Guimarães, na tarde este sábado. Na segunda parte, apesar da melhoria exibicional, a equipa orientada por Moncho López não conseguiu recuperar totalmente dos 15 pontos de desvantagem trazidos da primeira. Com 21 pontos, José Silva foi o melhor marcador dos lado dos azuis e brancos.

Não foi positivo o regresso dos Dragões à competição interna, depois do desaire na Taça da Europa da FIBA na passada quarta-feira. E foi, de facto, uma primeira parte muito desinspirada durante qual converteram apenas dez dos 30 lançamentos (eficácia de 33 por cento) e apenas um de 11 triplos perante um adversário bem mais eficaz, mais forte na luta de tabelas (24 contra 16 ressaltos) e que, por isso, chegou ao intervalo com uma vantagem de 15 pontos (43-28).

O intervalo foi bom conselheiro para o FC Porto, que surgiu em campo bem diferente, apostado em inverter o rumo que partida estava a seguir. No terceiro período impôs um parcial de 24-12, que lhe permitiu entrar no derradeiro com apenas três pontos de desvantagem (55-52). Nos dez minutos finais, porém, os vimaranenses voltaram a equilibrar a partida e acabaram por garantir dois pontos que os colocam próximos do topo da classificação.

Com este resultado, os campeões nacionais passam a somar dez pontos em seis jogos, uma vez que o da sexta jornada, frente ao CAB Madeira, só será disputado no final deste mês de novembro.

A Liga regressa no próximo sábado, às 18h30, com um clássico do basquetebol português, em Ovar, frente à Ovarense. Antes, na quarta-feira, às 21h00, no Dragão Caixa, há jogo com os húngaros do Sopron, na sexta e última jornada da Taça da Europa da FIBA. Ambos terão transmissão em direto no Porto Canal.

FICHA DE JOGO

VITÓRIA DE GUIMARÃES-FC PORTO, 74-71
Liga Portuguesa de Basquetebol, 7.ª jornada
19 de novembro de 2016
Pavilhão do Vitória SC, em Guimarães

Árbitros: Fernando Rocha, Paulo Marques e Pedro Lourenço

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Pedro Pinto (7), Ricardo Quintino (5), João Balseiro (6), Moses (13) e Dukity (7)
Jogaram ainda: Nwigwe (5), Ferry (17), João Guerreiro (4), Paulo Cunha (10)
Treinador: Fernando Sá

FC PORTO: Miguel Queiroz (10), José Silva (21), João Gallina, Pedro Bastos (13) e Sasa Borovnjak (4)
Jogaram ainda: Pedro Oliveira, Nick Washburn (10), André Bessa (2), João Grosso, Miguel Miranda (4), Ferrán Ventura (2) e Jeffrey Xavier (5)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 43-28
Parciais: 21-14, 22-14, 12-24, 19-19

FONTE/ FC PORTO